Menu

Pesquisar
Close this search box.

Rede manterá candidatura de Janaína Furtado

A candidatura à governadora da vereadora Janaína Furtado (REDE) está mantida. A afirmação é do Porta-Voz do REDE, Júlio César Freitas. Ele confirma nota da coluna sobre discussões com o partido AVANTE para uma coligação, mas nega que isso implique na retirada da candidatura da vereadora ao governo. Segundo ele, não faz sentido, já que ela aparece melhor colocada nas pesquisas que o candidato do AVANTE, Davi Hall. Além disso – completa – a Janaína (foto) tem base forte em Tarauacá e maior densidade eleitoral. Pelo que explica o representante do REDE, uma aliança com o AVANTE só vai acontecer se o candidato ao governo for  indicado pelo REDE. Com o PRTB não teria problema já que Lira Xapuri resolveu disputar uma eleição de deputado federal. O Problema do REDE é ter um tempo exíguo no horário eleitoral. O que dificultará que os seus candidatos majoritários possam explanar os seus projetos. Só as coligações podem mudar essa desvantagem. Há poucos partidos à disposição.


TUDO MUITO SIMPLES
As leis não devem ser aplicadas para favorecer um grupo político. No caso do Lula, quem lhe deu a Liminar de liberdade não tinha competência para fazê-lo. Por isso a decisão foi derrubada. Tudo muito simples de entender quando não se coloca o amor político no caso.


LONGE DEMAIS
O senador Jorge Viana (PT), para se reeleger terá que ter votos além dos muros do PT. Não é amador e sabe disso. Quando radicaliza a favor do Lula indo contra o que dita a legislação, por simples paixão partidária, pode acabar perdendo votos não petistas, importantes na reeleição.


OS TEMPOS SÃO OUTROS
O senador Jorge Viana (PT), com toda a sua experiência, deveria ter aprendido que, os tempos políticos são outros no Acre. O vermelho está desbotado. Como um político amadurecido, que conhece tudo da arte, anda tendo brancos, e trocando a emoção pela razão. Não é bom.


NÃO É MAIS CANDIDATO
O governador pode ter o luxo de criticar a justiça, de defender a soltura do Lula mesmo pisando nas leis, por cima de pau e pedra, porque está chegando ao final da sua administração e não será candidato a nada. Não lhe importa o desgaste político. Para quem é candidato, sim.


DISPUTA DIFÍCIL
O Marcus Alexandre (PT) e o Ney Amorim (PT) vão enfrentar eleições duras. Querer exigir que ambos fiquem na esquina da Alegria balançando bandeiras de “Lula Livre” e como pedir aos eleitores que não são do PT que não votem neles. A Lei é de Murici, cada um cuide de si.


PEDIDO DE REGISTRO
O DATA-CONTROL faz hoje registro de pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral.


NONATO COSTA
Nonato Costa, o decano do rádio no Juruá, figura simpática, respeitada, será candidato a deputado estadual. Sempre comandou os programas de maior audiência naquela região.


AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA
São incontáveis os policiais – acho que unanimidade – que reclamam que, prendem os bandidos e grande parte é solta nas Audiências de Custódia. Situação que tira o estímulo. O problema é que o Juiz tem de seguir uma lei frouxa. Vá convencer a população que não é isso!


HÁ CASOS E CASOS
Quem é que vai entender que um cara com várias passagens policiais venha a ser solto nas Audiências de Custódia? Eu entendo por ser jornalista de formação jurídica. O povão, não!


POUCAS E BOAS
A presidente do PTB, Charlene Lima, se prepare para ouvir poucas e boas dos integrantes da coligação dos partidos menores da oposição para a Câmara Federal, se de fato sair da aliança. Estão furiosos com a possibilidade dela ir para o chapão, quebrando um pacto de unidade.


VAI, GALO!
Enquanto os políticos do PT estavam preocupados com a soltura ou não do Lula, o senador Sérgio Petecão (PSD) estava no meio da torcida do Atlético Acreano, gritando: “Vai, Galo!”.


JUSTIÇA TEM INSTÂNCIAS
A cena de militantes do PT, soltando fogos, em frente ao Palácio Rio Branco, pela liberdade do Lula (que acabou não acontecendo), virou alvo de piadas na internet. Esqueceram antes de pipocar os rojões que, decisões judiciais como uma Liminar podem ser derrubadas. E ocorreu.


ELEIÇÃO É ELEIÇÃO
Conheço muito político que disputou cargo majoritário atravessando uma campanha como favorito e quando as urnas abriram perdeu a eleição. Muitos dos que cercam o candidato Gladson Cameli (PP) estão calçando saltos altos sem a campanha plena mal ter começado.


CAMPANHAS RESERVAM SURPRESAS
Mesmo o PT com a imagem baleada na opinião pública, com o desgaste do governo estadual, a eleição para o governo do Estado não está decidida em hipótese alguma. Inclinação, intenção de votos e votos consolidados são figuras diferentes. Campanhas reservam surpresas.


O QUE SE PODE DIZER
O que se pode dizer neste início da campanha para valer é que o PT não entrou na disputa como favorito amplo, como aconteceu em eleições majoritárias nas duas últimas décadas. Apenas isso. Volto a dizer que o petismo no Acre está baleado, mas não está morto.


ESBARRANDO EM VOTOS
Continuo a ouvir muitas manifestações a favor da candidatura ao Senado do Minoru Kinpara (REDE). A informação é que está organizado, não perde nem reunião de pastores evangélicos.


CONVERSA ESCLARECIDA
Só estico uma conversa política com quem tem o domínio do assunto e discute à luz da razão e não da paixão. Ontem conversei com uma figura que há duas décadas mexe com os números nas campanhas. E me fez a seguinte observação: “o Gladson Cameli ganha a eleição no primeiro turno e ganha em Rio Branco”. Registro, respeito, mas acho cedo para se ter uma análise decisiva. Poderá ser ter um quadro melhor delineado após as três próximas pesquisas. Até lá continuo achando que será uma disputa equilibrada por ter dois bons candidatos, pela oposição e pelo PT.


CHAPÃO LOUCO
Mara Rocha (PSDB), Flaviano Melo (MDB), Jéssica Sales (MDB), Rudiley Estrela (PP), Nelson Sales (PP), Antonia Lúcia (PR), Marivaldo Melo (PSD), Junior Paris Dakar (PP), Alan Rick (DEM), Carlos Beirute (MDB), são alguns dos nomes do chapão da oposição a deputado federal.


CHAPA EQUILIBRADA
Olhando nome por nome dá para ver ser uma chapa muito equilibrada, um jogo bruto.


NÃO ENTRO NO PESSOAL
Chegou uma nota dura de um leitor se dizendo vítima de uma injustiça, contra o governador, pedindo espaço por a coluna “ser a mais lida do do Acre”. Da minha parte agradeço o elogio. Mas não publico nada que venha com ofensas pessoais contra ninguém. É a linha da coluna. Desculpe!


APOSTA POLÍTICA
Ontem, fui chamado numa conversa política para opinar sobre se o PDT teria ou não chapa própria para a Câmara Federal. Ou se recuaria para entrar no chapão. Por via de dúvida, marquei triplo. É o tipo de decisão que não consigo avaliar com absoluta certeza.


CONVICTO QUE ELEGE
O presidente do PDT, Luiz Tchê, está convicto que elegerá um deputado federal na sua chapa, com o que não comungam os principais dirigentes partidários da FPA. As urnas é que dirão.


AGORA É CAMPANHA
A Copa do Mundo terminou para o Brasil e agora é só campanha política. A partir do dia 25 abre-se o prazo para as convenções regionais. Pelo meado de agosto já se terá um quadro mais consolidado das candidaturas majoritárias. Dará para se ver quem tem café no bule.


DEBATES NA TELEVISÃO
Depois do registro das candidaturas a governador já poderão ser marcados os debates entre os candidatos. Há pelo menos a previsão de seis debates no primeiro turno da eleição. Dará para se ter pelo menos a noção durante os debates, de quem está preparado para governar o Acre.


CURIOSIDADE GRANDE
Por certo uma das maiores curiosidades nos Planos de Governo dos candidatos a governador será a parte que toca à Segurança Pública, por tudo o que está acontecendo no Acre. Espera-se que anunciem medidas duras e pragmáticas, sem ufanismo e pirotecnias, contra a violência.


PARA ONDE VAI O ANDRÉ?
A grande interrogação na oposição ainda continua sendo se o prefeito de Senador Guiomard, André Maia (PSD), seguirá com a candidatura ao governo do Gladson Cameli (PP) ou com o Marcus Alexandre (PT). Até o momento não houve um pronunciamento oficial do André.


CHAPA MANTIDA
A presidente do PMN, Dra. Valdete, me disse ontem que, a continuidade da chapa dos partidos considerados pequenos da oposição, não depende da permanência do PTB da Charlene Lima.


GRAVE, MUITO GRAVE: POBRE DA POPULAÇÃO
As afirmações do comandante da PM, Coronel Marcus Kinpara, sobre a violência, são muito graves e merecem uma reflexão profunda do Judiciário e políticos. Disse em entrevista a uma emissora local (transcrita pelo O ACREANO) que a PM está “enxugando gelo”, já que a lei beneficia os bandidos na contestada Audiência de Custódia. Olhem a gravidade do quadro, na sua declaração: “temos casos onde já chegamos a prender o mesmo indivíduo cometendo crime 30 vezes. Aqui no Acre o bandido, rouba, mata e ainda ri da PM porque tem certeza da impunidade. É lamentável”. Acredito em tudo o que o Kinpara disse. Avalizo. É um policial sério e de moral ilibada. Quando dá para fazer uma revelação de tamanha gravidade é porque chega uma hora com este tipo de situação que dá um desalento. E deve dar um desalento nas forças policiais. E quem acaba pagando por tudo o que foi relatado pelo Kinpara é o povo, que não pode bancar um segurança particular ou por força do cargo tem os bancados pelo Estado. Leis frouxas levam o Judiciário a ter decisões frouxas. Um magistrado tem que seguir a lei.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.