Menu

Pesquisar
Close this search box.

Presidente do PHS vai acionar prefeitura na Justiça por “prevaricação” no caso Juruna

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O presidente do PHS, Manuel Roque, entrou em cena a favor de seu colega de partido, o vereador Juruna, que foi impedido de assumir a prefeitura de Rio Branco nesta terça-feira, 08, na ausência da prefeita Socorro Neri. Juruna acusa o chefe da Casa Civil, Márcio Oliveira, de tê-lo boicotado. Oliveira nega e afirma que a Câmara foi comunicada.


Em meio a encrenca, Roque diz que vai levar o caso à esfera judicial. Ele afirma que encaminhou o caso a assessoria jurídica do PHS.

Anúncios


“Sobre ocorrido com Vereador Juruna ( PHS ). A situação será tratada na esfera judicial, já que o crime de prevaricação é visível. As medidas estão sendo tomadas pelo advogado da sigla.”


Na tarde desta quarta-feira, 09, a prefeita disse em nota que é “intransigente no cumprimento da legalidade” e informou que não impediu Juruna de assumir o cargo de prefeito em exercício.


“Não houve obstáculo para que o vereador Juruna assumisse. Sou intransigente no cumprimento da legalidade, defensora do processo democrático e sem preconceito de qualquer ordem. O que houve foi uma surpresa na equipe diante de um entendimento da Procuradoria Jurídica da Câmara que difere da interpretação dada pelos procuradores municipais ao Art.54 da Lei Orgânica do Município, que trata da sucessão no executivo municipal”, afirmou Neri.


A sessão desta quarta foi bastante polêmica. Juruna subiu à tribuna para dizer que foi desrespeitado pelo Executivo Municipal. Seus pares se manifestaram e pediram que a Mesa Direitora da Câmara emistisse repúdio contra o ato da prefeitura.


“Subo hoje para falar da sacanagem que fizeram comigo ontem, um desrespeito comigo. É por que sou índio e vim de origem humilde? O senhor Márcio Oliveira se quiser assumir a prefeitura, que volte a ser candidatar. Cometeram uma sacanagem e desrespeito à lei. A Lei Orgânica é clara e ocorreram outros momentos em que os membros que são candidatos em não poderemos assumir. Eu quero um posicionamento da Casa e da Procuradoria. O desrespeito que passei não quero que ocorra com mais ninguém. Não estou fazendo questão do cargo, exijo o mínimo que é o respeito”, protestou durante discurso o vereador.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido