Menu

Pesquisar
Close this search box.

MPE recebe denuncia sobre suposta falta de reagentes que teria ocasionado suspensão de transplantes no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A suposta falta de reagentes que teria ocasionado a suspensão de dois transplantes de rins nesta segunda-feira, 12, em pacientes no Pronto Socorro de Rio Branco, foi denunciado ao Ministério Público Estadual nesta terça-feira, 13, pelo presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados Renais do Acre (Apartac), Vanderli Ferreira. Os reagentes são usados nos testes de compatibilidade.



“Temos dois rins doados por uma família e não vai ser transplantado em duas pessoas porque não tem reagente para fazer o exame de dosagem de Tacrolimo. É um exame pra medir a quantidade de sangue no sangue do paciente. Sem exame não é identificado fazer o transplante”, disse o denunciante em entrevista ao ac24horas nesta segunda-feira.

Anúncio


Em documento entregue à Promotoria de Saúde, o presidente da Associação dos Pacientes Renais informa que pessoas correm riscos devido a falta de “tacrolimo”.


Ele também denuncia que não há “creatina, sódio, potássio e uréia e que por isso os transplantados renais correm o risco de perder o rim transplantado”.


Hospital das Clínicas negou a falta dos reagentes


A compra desses reagentes é de responsabilidade do Hospital das Clínicas do Acre. Por telefone, nesta segunda-feira, a superintendente do HC, Juliana Quinteiro, informou que os reagentes já chegaram e estão disponíveis.


“Já chegou esse reagente. O paciente de hoje que está doando um fígado, ele só tinha um rim, ele nasceu com um rim só, e o outro foi avaliado ontem à noite e estava cheio de cálculo. Não tinha como fazer o transplante. E os rins passado, que faz mais ou menos dois meses, foi feito dois transplantes, o paciente recebeu alta. Esse negócio do reagente já tem um tempo. Já chegou o reagente, uma quantidade de reagente pra gente trabalhar.”


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido