Menu

Pesquisar
Close this search box.

Chuva no Acre foi três vezes acima da média para agosto, diz Davi Friale

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O pesquisador em meteorologia, Davi Friale, disse em seu site O Tempo Aqui, que trata sobre as previsões do tempo para a Amazônia, que choveu quase três vezes acima da média climatológica do mês de agosto inteiro, somente com a chuva que atingiu o Acre na terça-feira (9).


Choveu em todos os municípios acreanos e em toda a bacia do rio Acre, incluindo todos os seus afluentes, como o riozinho do Rola e o rio Xapuri. Os maiores volumes ocorreram nos vales dos rios Acre, Purus e Iaco e ao longo da BR-364, entre Rio Branco e Sena Madureira.

Anúncios


Em Rio Branco, as chuvas somaram 20,0mm, próximo à foz do riozinho do Rola, e 12,2mm, na região do Tucumã. Todos os dados numéricos divulgados foram registrados pelas estações pluviométricas do Instituto Nacional de Meteorologia e da Agência Nacional de Águas.


Havia um mês sem registro de chuvas no Acre. O tempo estava seco e muito quente. O Estado enfrenta uma das maiores secas já registradas na história. Com as pancadas de chuva, formou-se uma frente fria que já dura dois dias.


Porém, Friale informa que os próximos dias voltarão a ser secos e mais uma frente fria chegará ao Estado, desta vez mais forte, seguida por uma onda de frio mais intenso. O frio deverá provocar mais chuvas, pois, simultaneamente, avançará na direção do Acre, outra massa de ar muito úmido, vindo do oceano Atlântico.


Assim, são esperados, para a próxima semana, temporais e chuvas na maior parte do Acre, do oeste de Rondônia, do norte da Bolívia e do sudeste do Peru.


Nesta quinta-feira (11), a umidade do ar mínima, durante a tarde, varia, entre 40 e 55%, no leste e no sul do estado, e, entre 55 e 70%, nas demais áreas. Os ventos sopram, entre moderados e fracos, com rajadas, da direção sudeste, deixando do dia ventilado.


Temperaturas:
– Rio Branco, mínima, entre 16 e 18ºC, e máxima, entre 29 e 31ºC;
– Sena Madureira, mínima, entre 17 e 19ºC e máxima, entre 30 e 32ºC;
– Assis Brasil, mínima, entre 14 e 16ºC, e máxima, entre 28 e 30ºC;
– Brasileia e Xapuri, mínima, entre 15 e 17ºC, e máxima, entre 28 e 31ºC;
– Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, mínima, entre 20 e 22ºC, e máxima, entre 28 e 30C;
– Marechal Thaumaturgo e Jordão, mínima, entre 18 e 20ºC, e máxima, entre 28 e 30ºC;
– Tarauacá e Feijó, mínima, entre 18 e 20ºC, e máxima, entre 28 e 30ºC.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido