Menu

Pesquisar
Close this search box.

Procedimentos médicos são cancelados por falta de material e atraso de salários no HC do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Referência em cirurgia e clínica médica no Acre, o Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco cancelou, pela segunda semana consecutiva, as cirurgias neurológicas agendadas aos portadores da epilepsia. Alguns pacientes chegaram a entrar por duas vezes no Centro Cirúrgico, mas não puderam ser submetidos aos procedimentos. As justificativas dadas foram: médicos com salários atrasados e falta de material.


20160204115024

O jovem Carlos Alberto Pereira, de 19 anos, relata que tem sentido muitas dores

Um dos pacientes, o jovem Carlos Alberto Pereira, de 19 anos, relata que tem sentido muitas dores e que a postura do Hospital das Clínicas o deixa numa situação ainda pior, visto que sem a cirurgia as crises epiléticas continuam sem recuo. Ao menos três pessoas denunciaram o caso ao ac24horas em menos de 12 horas.

Anúncios


“Eu estou muito, muito preocupado com essa situação. Só lá na sala de cirurgia eu fui duas vezes. ‘Tava’ internado aqui desde a semana passada, e até agora nada. Hoje, fiquei foi mais preocupado, porque o médico me mandou ir para casa e o funcionário disse que não tem material para fazer as cirurgias. A outra funcionária me disse foi que os médicos tão o salário atrasado desde o mês passado. Assim fica difícil”, relata.


A mãe do paciente, a aposentada Sandra Maria do Nascimento, de 57 anos, conta que o filho tem piorado a cada dia. “Estamos nessa luta há duas semanas. Hoje, o funcionário me disse que nós aviéssemos embora porque o médico não ia fazer a cirurgia, porque os dias para fazer são segunda, terça e quarta, e que o médico ligaria só depois do carnaval para ver um dia da cirurgia”, conta a mulher.


20160204115024 (1)

A mãe do paciente, a aposentada Sandra Maria do Nascimento, de 57 anos, conta que o filho tem piorado a cada dia.

O fato é que a acompanhante se disse ainda mais surpresa com as justificativas dadas pelos profissionais do Hospital das Clínicas: “Alguém precisa olhar para a saúde do Acre. Tá faltando salário dos médicos e ainda, os materiais para fazerem essas cirurgias dos doentes. Tá faltando tudo! Não tem nem o mínimo para essas cirurgias. Aqui eles só falam que vão atender o que é urgência e a gente que se vire. A enfermeira também me contou que o governo não ‘tá’ pagando os salários dos médicos que são de uma empresa. A minha sensação é de muito descaso”, revela a Sandra Maria, emocionada.


Um funcionário da unidade de saúde, que pediu para não ter o nome revelado, por temer represarias, confirmou que a falta de material tem sido rotina dentro do hospital. “Aqui, os funcionários ficam sem reação. Já estão faltando [os materiais] há mais de um mês. Eles deixam o mínimo do mínimo aí dentro, só para fazer aquilo que é realmente necessário, às pressas. A administração tem sido muito omissa, pois não conseguem resolver esse tipo de problema. Eu penso que eles não cobram os fornecedores. Deve ser isso!!”, diz o servidor.


A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) afirmou que não há salários atrasados e todos os acertos contratuais junto à empresa que viabiliza os médicos, já foram feitos nesta quinta-feira, 4. O órgão esclareceu que todos os médicos estavam de sobreaviso, no Hospital de Urgência e Emergência (Huerb). Além disso, a pasta destacou que não há falta de insumos e que todo o material necessário já está disponível, o que viabilizará o agendamento das cirurgias.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido