Menu

Pesquisar
Close this search box.

Maior liderança rural do Juruá se aproxima do PMDB de Vagner

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O PT manteve-se no poder tanto no Acre quanto no plano nacional através do apoio dos mais diversos sindicatos e movimentos sociais. Mas algumas medidas da presidente Dilma (PT) tem desagradado os trabalhadores. Aqui no Acre não é diferente. O desgaste do atual Governo Estadual com a greve da educação começa a se refletir. O maior sindicato organizado do Estado tem sido tratado a pão e água. Assim o casamento do PT com os sindicatos entrou em clima de discórdia e divórcio. Outros partidos estão se aproveitando do momento para se aproximarem de lideranças sindicais com as promessas de maior democracia e tratamento mais justo. O PMDB da Capital tem mantido contato com sindicalistas importantes para fazer a aproximação. Em Cruzeiro do Sul, o prefeito Vagner Sales (PMDB) deu duas tacadas importantes no movimento social. Primeiro a filiação do ex-sindicalista e vereador Zequinha Lima (PP) ao aliado PP. Agora, o presidente do Sindicato Rural, João Todo Feio, também deve deixar o PT para se filiar num partido aliado do prefeito. Essa aproximação do sindicalista com Vagner não é coisa nova. Todo Feio sempre foi um personagem polêmico para os cardeais da FPA e manteve boas relações com a prefeitura.


Zona rural é a chave
As eleições mais recentes em Cruzeiro do Sul foram sempre decididas na zona rural. Vagner Sales tem tido uma política resolutiva para essas áreas. Portanto, o apoio de Todo Feio ao PMDB será natural e importante na disputa de 2016.

Anúncios


Arco de alianças
Alguns partidos importantes estão se aproximando da chapa montada por Vagner Sales para disputar a sua sucessão. O PDT, do ex-vereador Paul Soriano, vai apoiá-la. Também o PSD do senador Sérgio Petecão (PSD) deverá integrar o grupo.


Chapas de vereadores
Sem um nome forte da sua cozinha para a disputa, Vagner, resolveu investir nos partidos aliados. PMDB, PP, PSD e PDT deverão ter chapas fortes na luta pelas vagas da Câmara Municipal. Assim reforçará o seu candidato a prefeito.


Martelo quase batido
O ex-deputado federal Ilderlei Cordeiro (PR) deverá ser mesmo o candidato à prefeitura de Vagner. Só falta pedir a desfiliação do PR para assinar com o PMDB. O prefeito não vai aceitar um cabeça de chapa de outro partido.


Questão nacional
Segundo o que o próprio Vagner me explicou por telefone ficaria difícil apresentar um nome de outro partido para o diretório nacional do PMDB. Ilderlei terá que tomar uma decisão nos próximos dias se quiser o apoio do atual prefeito.


Quem começa a caminhar mais cedo…
Quando se elegeu prefeito pela primeira vez, em 2008, Vagner começou as suas visitas com mais de um ano de antecedência. Ele quer o mesmo comportamento para o candidato do PMDB que disputará a sua sucessão. Assim a chapa deverá estar pronta nos próximos dias para iniciar a jornada de 2016.


O movimento das nuvens da política
A política muda o tempo todo. Há alguns dias Vagner Sales e a oposição não tinham nomes enquanto a FPA apresentava “caras novas” como possíveis candidatos. Nesse momento a história se inverteu. A oposição tem dois nomes competitivos, Ilderlei e o ex-deputado federal Henrique Afonso (PSDB), e a FPA só as conjecturas sobre possíveis candidaturas.


Jogo pesado
Conversando com uma das minhas fontes no Juruá ligada a FPA ouvi o seguinte: “Com Ilderlei e Henrique a FPA não poderá vir com o ‘novo’. Isso pode funcionar na Capital, mas aqui não. Terão que ter um nome conhecido se quiserem ganhar”.


Acho difícil
Conheço bem o Pastor Carlos da Assembleia de Deus de Cruzeiro do Sul. Não acredito que ele aceite, Milka, a sua esposa, como candidata. O casal realmente tem liderança no município. Mas não irá entrar numa “aventura”.


As confusões do Bujari
Estive esses dias no Bujari conversando sobre política. A FPA pode ter duas candidaturas. O atual prefeito Tonheiro (PT) e um candidato do ex, Padeiro (PSB). Na oposição Bessa (PMDB) e a professora Zilmar (PP).


Favoritismo
Pelas pessoas que conversei a professora Zilmar desponta com certo favoritismo. Apesar de ter apoiado a candidatura de Tião Viana (PT), em 2014, parece ser um nome popular da oposição. Mas ainda é cedo para um prognóstico mais apurado.


Muito a fazer
Numa visita rápida ao Bujari dá pra perceber que o município está precisando de uma boa recauchutagem. Quem vencer a eleição de 2016 terá muito trabalho. A situação das ruas da cidade estão em petição de miséria. É buraco pra todo lado.


Previdente
Por onde se anda pelo interior do Estado alguém sempre comenta de uma recente visita do senador Jorge Viana (PT). Apesar de ser uma figura de ponta na política nacional, Jorge não abandona as suas bases. Sabe que a disputa de 2018 será difícil, mesmo com a sua popularidade.


Pesquisas de Rio Branco
Chegaram às minhas mãos algumas pesquisas de intenção de votos para a Capital, em 2016. Claro que são inconclusivas ainda. Mesmo porque são muitos nomes da oposição colocados à apreciação do eleitor. Mas uma coisa me chamou a atenção. O atual prefeito Marcus Alexandre (PT) aparece tecnicamente empatado com a soma dos oposicionistas. As porcentagens são muito parecidas com os resultados eleitorais dos últimos pleitos para a prefeitura e Governo na Capital. Portanto, não tem nada definido ainda. E o desgaste do PT nacional parece pesar aqui na província. Os mais otimistas da FPA que já ataram as suas redes para se embalarem durante o pleito de 2016 podem ter uma surpresa.

Anúncios


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido