Menu

Pesquisar
Close this search box.

Prefeito Marcus Alexandre inaugura nesta quinta-feira a unidade de saúde do Belo Jardim II

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A prefeitura de Rio Branco está construindo ao mesmo tempo, o maior número de unidades de saúde já feitas na capital e as inaugurações ocorrem em ritmo acelerado. Nesta quinta-feira, 25 de junho, às 9h, o prefeito Marcus Alexandre entrega mais uma UBS, desta vez os beneficiados são os moradores do Belo Jardim II. A unidade homenageia uma antiga moradora, Tereza Paes de Rosas. 


A unidade de saúde Tereza Paes de Rosas é de porte I e contará com um médico, um dentista, um enfermeiro, um técnico em enfermagem, oito Agentes Comunitários de Saúde. A capacidade de atendimento é de 4.500 pessoas por mês e a área de abrangência é o Belo Jardim II, Residencial Rosalinda, Parque Industrial e Jacarandá.   

Anúncios


A UBS funcionava em uma casa alugada, que teve que ser adaptada para o atendimento da comunidade. A nova unidade foi construída nos padrões do que orienta o Ministério da Saúde. 


Belo Jardim conta com quatro unidades de saúde


Esta será a segunda UBS do Belo Jardim, entregue pelo prefeito Marcus Alexandre, que no último dia 5 de maio, inaugurou a Unidade de Saúde Maria da Conceição, na mesma localidade.  


Como no local já havia uma unidade, a Belo Jardim I, agora são três UBSs no bairro, além de uma Unidade de Saúde da Família, que fica na zona rural. As quatro, que fazem parte do segmento da URAP Cláudia Vitorino, têm capacidade para atender 18 mil pessoas mil pessoas por mês dos bairros: Belo Jardim I e II, Recanto, Santo Afonso, Rosalinda, Jacarandá e Parque Industrial além dos Ramais da Judia, São José, Macarrão até o Catuaba. 


O secretário de Saúde, Oteniel Almeida, ressalta o aumento na área de abrangência na região do Belo Jardim. “Nas quatro unidades, temos médicos 32 Agentes Comunitários de Saúde, o que nos deixa tranquilos com relação àquela região da cidade. Com essas inaugurações já feitas e as outras 15 que vamos entregar, vamos conseguir chegar a todas as regiões de Rio Branco, inclusive em localidades que não eram cobertas pelas UBS já existentes”.  


A Unidade de Saúde da Família Belo Jardim rural, que fica no quilômetro sete do Ramal Belo Jardim, também é de porte I e conta com equipe de médico, enfermeiro, dentista e Agentes Comunitários de Saúde.


 


Viana_02


Conheça a história da dona Tereza de Paes Rosas


Tereza de Paes Rosas era nordestina, nascida na cidade de Mossoró-RN, em 17 de outubro do ano de 1934 e falecida em 15 de novembro de 2012. Veio para o Acre com seis anos de idade, viveu parte de sua infância e juventude trabalhando como seringueira, casou-se aos 16 anos, teve 12 filhos, dos quais criou 8. 


No ano de 1994 passou a morar no bairro Belo Jardim II, onde ajudou a fundar a Escola Duque de Caxias e a Comunidade São Mateus. Também implantou uma horta comunitária no bairro. Os produtos dessa horta eram destinados a doações, produção de sopão e de remédios caseiros para as famílias carentes da comunidade.


Vale ressaltar que Tereza de Paes Rosas, conhecida como dona Terezinha, participava de todos os processos de organização do bairro, desde a proposição de ideias até entrega de qualquer equipamento público para a comunidade, a quem merecia, como relata sua grande companheira de jornada e amiga Maria José Pires.


A Terezinha quando chegou para fazer a horta dizia que aquelas crianças doentes do bairro precisavam era de uma boa comida, ou seja, alimentos que ajudassem a combater doenças como a gripe e a verminose, muito comuns na época.


Além do apoio a Escola Duque de Caxias e à comunidade São Mateus, dona Terezinha, periodicamente, junto com seus netos e filhos, preparavam sacolões com doações recebidas de comerciantes e de campanhas, doavam às famílias mais carentes do Bairro Belo Jardim II e I.


Na área da saúde o maior legado que dona Tereza deixa para sua família e para toda a comunidade do Belo jardim II é que não só os medicamentos e a estrutura são importantes, mas o amor e a dedicação ao bem de toda uma comunidade.

Anúncios


Dona Terezinha foi uma pessoa que nos ensinou a amar o próximo e ajudá-lo a amenizar suas dores, com remédios importantes para a saúde pessoal e comunitária.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido