Menu

Pesquisar
Close this search box.

SP anuncia parceria com o Acre para transporte de outros 1,7 mil haitianos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O estado do Acre ​deverá transferir centenas de haitianos para a capital paulista e para cidades da Região Sul nos próximos dois meses. A informação repassada pela prefeitura de São Paulo dá conta que 23 ônibus vão seguir para o Acre para buscar os imigrantes. Desse total, 20 terão como destino os estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Estima-se que 920 haitianos cheguem a São Paulo e 800 desembarquem no Sul.
O transporte dos imigrantes será possível após a liberação de um novo Convênio de aproximadamente R$ 2 milhões, que permitirá com o governo federal frete 43 ônibus para o transporte dos haitianos.


O secretário Nacional de Justiça e presidente do Comitê Nacional para Refugiados, Beto Vasconcelos, explicou que o deslocamento de haitianos ocorrerá de maneira programada. “Ajustamos que vai ser um fluxo alternado entre os estados e que será previamente acordado quando for deslocado algum ônibus. Isso deve ocorrer de uma maneira muito sustentável, muito programada entre todas as partes.”

Anúncios


O secretário de Direitos Humanos do Acre, Nilson Mourão, confirmou que o estado emitirá esse aviso. Porém, o repasse de verba para a contratação do transporte ainda não ocorreu e, por isso, não há previsão para o início da transferência, informou o secretário. Segundo ele, diariamente, entre 30 e 50 haitianos compram suas passagens com recursos próprios e deixam a capital acriana em direção a São Paulo, ao Paraná, a Santa Catarina e ao Rio Grande do Sul. Com informações da Agência Brasil.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido