Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acre não alcança meta de vacinação contra a gripe; faltam 40 mil

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Apesar da prorrogação do prazo, o Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) não alcançou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) de imunizar 80% do público prioritário contra a gripe e Influenza.


Um relatório prévio mostra que dos 22 municípios acreanos, seis atingiram a meta proposta, são eles: Capixaba (84,6%); Marechal Thaumaturgo (81,9%); Plácido de Castro (84,87%); Porto Walter (87,46%); Tarauacá (83,42%) e Xapuri (87,13%). Sem fornecer dados exatos, a Sesacre alega que a capital, Rio Branco e os municípios de Manoel Urbano e Mâncio Lima estariam próximo da meta. Já os municípios de Senador Guiomard e Porto Acre atingiram somente 20% da meta proposta.

Anúncios


No total geral foram aplicadas 11.712 mil vacinas em indígenas, 7.449 mil em gestantes e 44.771 mil crianças, que dá um alcance médio de 60% do público alvo no Acre. Em dados quantitativos divulgados pela Sesacre, deveriam ser vacinadas 104.365 mil pessoas, mas somente 63.932 foram imunizados, ou seja, ainda faltam 40.433 mil.


O relatório da Sesacre não cita a cidade de Cruzeiro de Sul, mas segundo dados informados pelo município ao MS, a meta ficou abaixo do esperado com apenas 10 das 17 mil pessoas foram imunizadas. O município fecha a campanha com 57.36% de pessoas vacinadas.


QUEM DEVE SER VACINADO: O público-alvo da campanha é composto por crianças com idade de seis meses até cinco anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, idosos (acima de 60 anos), trabalhadores da saúde, povos indígenas e ainda a população carcerária e funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras debilidades imunológica também têm prioridade e devem receber a vacina.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido