A equipe do São José acaba de se tornar campeã mundial de futebol feminino, sendo o primeiro clube brasileiro a conseguir esse feito. O título foi conquistado nesta madrugada de sexta (5) para sábado (6), em Tóquio, no Japão.
As brasileiras venceram o Arsenal, atual campeão europeu, por 2 a 0, com gols de Rosana e Giovânia. Há pouco menos de um mês, o time conquistou o tricampeonato da Copa Libertadores da América (2011, 2013 e 2014).
Antes de enfrentar o Arsenal na decisão, o São José já havia superado o Urawa Reds Ladies, do Japão, por 1 a 0, com gol da atacante Debinha.
O Arsenal havia passado pelo Yonogo Belle, também do Japão, por 2 a 0. Também participaram do torneio o Jiangsu, da China e Melbourne Victory, da Austrália.
Essa foi a terceira edição do Mundial Interclubes feminino. Sob o nome oficial de International Women’s Club Championship (Campeonato Internacional Feminino de Clubes), o torneio não é organizado pela FIfa.
Porém, é a competição interclubes femininos mais importante da atualidade. A organização é da Federação Japonesa de Futebol. A primeira edição do Mundial, em 2012, foi conquistada pela Lyon, da França. No ano passado, o título ficou com o INAC Kobe, do Japão. Neste ano, foi a vez das brasileiras fazerem história.