Menu

Pesquisar
Close this search box.

Conversa política, sem pressão

O Pastor da Igreja Batista do Bosque, Agustinho, confirmou ontem ao blog que de fato conversou com o governador Tião Viana sobre o futuro do derrotado deputado estadual, Jamil Asfury (PEN), a quem apoiou, mas ressalvou: “Luis Carlos, foi uma conversa política, sem uma pressão e sem condicionar nosso apoio a algum pleito, apoiamos, incondicionalmente, o Tião”.


NOTA CRICA1Adeus às ilusões
O advogado Emilson Brasil, que foi candidato à Aleac pela coligação de Márcio Bittar (PSDB), anunciou ontem no “Bom Dia Rio Branco”, da TV-RIO Branco, que agora apoiará Tião Viana.


Fechando em 14
Quatorze ex-candidatos a deputado estadual da coligação do segundo colocado, Márcio Bittar (PSDB), já conversaram com dirigentes do PT, após o fim da eleição do primeiro turno.


Conversa marcada
Outros oito candidatos da oposição estão com conversa marcada com Tião Viana no fim da semana. Sempre há uma debandada para o candidato favorito no segundo turno.


Orador entusiasmado
Ninguém foi mais entusiasmado ao falar no lançamento da campanha do Tião Viana na última quinta-feira do que o deputado Eber Machado (PSDC), desmentindo assim que será omisso.


Bancada do batom diminuiu
A bancada feminina será menor na próxima legislatura da Assembléia Legislativa. Eram quatro e agora serão somente duas deputadas: Eliane Sinhazique (PMDB) e Maria Antonia (PROS).


Bom papel
O deputado Geraldo Pereira (PT) exerceu com muita competência e garra a liderança do seu partido na Assembléia Legislativa. É um dos bons nomes ausente da próxima legislatura.


Ato da campanha
O prefeito Marcus Alexandre prepara para o próximo dia 17, o que considera o “maior ato” da campanha petista na Capital. Deverá acontecer em frente ao Palácio Rio Branco.


Acordo de campanha
O afastamento do vereador Artêmio Costa (PSDC) por 30 dias para o suplente Marcos Luz assumir sua vaga é fruto de acordo antes da eleição, com o pai de Marcos, Pastor Luiz Gonzaga.


Não rendeu votos
O acordo não rendeu os votos prometidos pelo Pastor da Assembléia de Deus, Luiz Gonzaga, já que Artêmio Costa (PSDC) teve uma votação para deputado estadual muito baixa.


Aliados de primeira hora
Já vejo muitos políticos defendendo que o prefeito Marcus Alexandre não tenha mais um vice do PCdoB quando disputar a reeleição, em 2016. Tem que se respeitar a lealdade à FPA!


Uma correção
Uma correção: não foi o Pitel Brito (PRP) que teve o apoio do prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, à Aleac, mas Jairo Cassiano (PDT), que teve votação fraquinha.


Mérito pessoal
A eleição de Gerlen Diniz (PP) a deputado estadual foi um mérito pessoal. O grosso da família Diniz apoiou a reeleição do derrotado deputado Gilberto Diniz (PTdoB). Registre-se isso.


Não foi prioridade
Wanda Denir (PP), que fez uma campanha brigada para Câmara Federal, não foi prioridade. A prioridade no seu partido foi Neto Ribeiro (PP) e do PSDB, o deputado Werles Rocha (PSDB).


Caiu no fogo amigo
A derrota que mais surpreende na última campanha de deputado federal foi a da deputada federal Antonia Lúcia (PSC), tida como favorita. Não resistiu ao fogo amigo na reta final.


Campanha de mineiro
A estratégia do deputado federal eleito Alan Rick (PRB), com uma campanha sem alarde, de bastidores, foi perfeita. Se divulgasse os apoios os adversários partiriam para cima.


Dois deputados
Xapuri vai ter dois deputados na Aleac, Manoel Moraes (PSB) e Antonio Pedro (DEM).


Ruim das pernas
O prefeito do Bujari, Tonheiro (PT), tem de deixar de lado as tradicionais peladas de futebol e se dedicar mais na campanha no segundo turno, Tião Viana ganhou por pouco no município.


Só com constituinte
Não adiantam as promessas dos candidatos à presidência de reforma política, só vai acontecer o dia em que for criada uma constituinte só com o objetivo, caso contrário nada acontecerá.


A militância acordou
O lançamento da campanha do Tião Viana (PT) no segundo turno teve um público muito superior ao ato do primeiro turno. Os militantes nos cargos de confiança voltaram às ruas.


Votos pessoais
O vereador Joelso Pontes (PP) saiu amplamente fortalecido da última eleição. Foi o segundo mais votado de Brasiléia e conseguiu o que é muito difícil, a transferência de 700 votos para a deputada federal eleita Jésica Sales (PMDB), que vive em Cruzeiro do Sul. E tudo isso sem o apoio de nenhum vereador. Isso o credencia a aspirar algo mais longe na eleição municipal.


Mais ampla
No primeiro turno confirmou-se o que o blog anteviu: Tião Viana (PT) seria o mais votado dos candidatos ao governo, no Juruá. E no segundo turno a tendência é que ele amplie ainda mais essa diferença, avaliam políticos da região. O que lhe dá essa vantagem é que não anda em Cruzeiro do Sul, por exemplo, só na época da eleição.


Sairam menores
PRP, PSDC e PCdoB elegeram na eleição anterior a esta dois deputados estaduais cada um. Na deste ano ficaram cada um com apenas um parlamentar. O PEN tinha cinco deputados e ficou sem nenhum. O PT do B também perdeu a única vaga que tinha na Aleac. Foi um vendaval.


Não ceder às chantagens
É comum num segundo turno, de ambos os lados da disputa, aparecer candidatos que perderam e candidatos que ganharam a eleição, exigindo em troca de apoio, compromissos de espaço num futuro governo. Ceder é ceder à chantagem. E mesmo porque ninguém é dono dos votos. O eleitor vai votar no candidato ao governo pela empatia não pelos seus aliados. Por isso essa é uma prática que tem de ser varrida das práticas políticas sadias.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-mail lulajorge@hotmail.com


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.