Menu

Pesquisar
Close this search box.

Artigo: demissão dos 11 mil

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Recebo com grande tristeza a notícia vinda do STF no dia de hoje. A situação é delicadíssima e muito preocupante.
Se não bastasse a gravidade do problema, vivemos uma quase absoluta carência de lideranças – da situação e da oposição – para o verdadeiro e honesto debate do problema. Triste fato!


Infelizmente, ambos, oposição e governo, só tratam o tema em um eterno palanque, quando tudo o que precisamos é de um debate realista e honesto para que não estejamos empurrando o Acre para uma hecatombe social.

Anúncios


Diante dos fatos, temos agora que concentrar esforços na busca de saídas que possam minimizar o impacto de tão grave decisão.


Para início de debate, uma reflexão: “Ora, se a própria Constituição da República decreta a nulidade da admissão de servidor público sem concurso, também decreta a responsabilização da autoridade pública responsável pelo ato irregular”.


Portanto, defendo – e já venho fazendo faz um bom tempo – que o Estado pague aos servidores que serão demitidos, a título de reparação pelos danos que irão sofrer, uma indenização no valor de um salário mensal por ano de serviço prestado.


Sugiro, ainda, que estejamos negociando a validação do tempo de contribuição junto ao INSS, para que os servidores atingidos possam utilizar o referido tempo de contribuição para a efetivação de aposentadorias pelo Regime Geral da Previdência Social.


O governo de Tião Viana, por sua vez, precisa sair do palanque e assumir uma postura confiável perante o INSS. Temos que negociar para que o tempo de contribuição dos irregulares seja reconhecido.


Se o governo quer tanto ajudar, que faça o dever de casa, que, por sinal, já deveria ter sido feito.


O Estado pode resolver o problema da indenização dos servidores irregulares por Projeto de Lei, posto que possui maioria na Aleac e pode aprovar tais medidas facilmente.


De outra banda, devemos exigir do governo que apresente, o quanto antes, o quantitativo real dos possíveis atingidos, posto que será em cima dele que iremos nos debruçar de agora em diante.


Ainda em relação ao INSS, é bom que saibamos, que este não irá dar validade ao tempo de contribuição se o Acreprevidência não repassar o que recolheu após a mudança de regime (1994). Estamos falando de muito, muito dinheiro!


O problema é sério e as ações agora precisam ser também sérias. Chega de hipocrisia!


Edinei Muniz é advogado e professor.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido