Menu

Pesquisar
Close this search box.

Incêndio na capital revela precariedade na estrutura do Corpo de Bombeiros do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O incêndio na área comercial próximo ao Mercado Elias Mansour, nesta quarta-feira, revelou que o Corpo de Bombeiros do Acre, apesar do esforço para apagar o fogo, não possui estrutura adequada para conter emergências em grandes proporções.


DSC_0630


No momento em que os homens do Corpo de Bombeiros tentavam apagar o fogo, faltou água e uma das viaturas, que teria apresentado problemas, teve que ser empurrada por populares. Carros pipas foram acionados para suprir a falta de água nas viaturas.

Anúncios


2013-12-11 15.10.16


De acordo com informações apuradas por ac24horas, apenas três, das seis viaturas estão em condições de atender casos como o desta quarta-feira. Além disso, os veículos são velhos, embora o governo do Acre tente passar a imagem de que o Corpo de Bombeiros tem plenas condições estruturais de trabalho.


Encêndio, foto Adonay Melo 5


Outra séria deficiência é a falta de caminhão com escada magirus, utilizada em tragédias de grandes proporções, principalmente, em edificações verticais.


Procurado para dar a versão do Corpo de Bombeiros sobre o assunto, o sub-comandante da corporação, coronel Gondim, disse que não há falta de estrutura no órgão. Ele também informou que os carros pipas que ajudaram no trabalho são contratados pelo próprio Bombeiros.


“Os carros pipas são de empresas, mas que são contratadas e estão a serviço do Corpo de Bombeiros. A água do carro (viatura do Bombeiros) quando acaba é porque está sendo utilizada. E você viu aquele carro sendo empurrado ontem, aquele carro não deu problema. O que aconteceu foi que o motorista do carro foi ajudar a guarnição na outra viatura. Aquele carro tava próximo ao local do incêndio e um incêndio daquele tem uma temperatura em torno de 540 graus, o que pode comprometer a estrutura metálica do carro. E aí eu pedi para outro motorista tirar o carro, mas ele não sabia operar a viatura. Por isso ele teve que ser empurrado. É tanto que depois a mesma viatura continuou operando normalmente na ocorrência e saiu do local sem problemas. Não faltou água de maneira alguma”, disse


O coronel confirmou que nesta quarta-feira, na hora do incêndio, apenas três viaturas estavam funcionando. Ele também disse que um dos projetos do governo para 2014 é a aquisição de um carro com escada magirus.


“Em Rio Branco nós temos seis ou sete carros. Ontem eram três viaturas que estavam funcionando. Mas uma viatura só já seria suficiente porque temos dois carros pipas que fornecem a água para a viatura em casos como esse”, completou.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido