O presidente do Conselho Tutelar de Cruzeiro do Sul, José Claudio Pereira da Costa, foi afastado de suas funções. Ele é acusado de tomar decisões precipitadas e, com isso, causar conflitos familiares.
No caso mais recente uma mulher alega que começou a ter problemas com o marido depois de acionar o Conselho Tutelar. O caso envolvia denúncia de abuso sexual pelo pai contra uma criança de três anos.
Maria Jamilsa Lima da Silva, 36 anos, viciada em drogas, acusou o marido Odivanir da Silva Martins, 37 anos, de abuso sexual contra a filha do casal.
Ao invés de investigar, segundo informações, o conselheiro queria uma confissão de autoria. O casal se separou, e no último dia 11, durante uma briga, a mulher matou o marido. Um exame de conjunção carnal foi realizado e constatou que a menina era virgem.
A família de Odivanir denunciou o caso ao Ministério Público, uma vez que a vítima foi acusada de um crime, apesar de ser inocente.
O afastamento de José Cláudio será sem remuneração. Após o conselho tutelar escolher um novo presidente, uma pessoa que ocupa o cadastro de reserva ocupara o lugar vago.
Uma sindicância será aberta para apurar as responsabilidades.