Menu

Pesquisar
Close this search box.

Bancários do HSBC cruzam os braços por 24 horas nesta quinta

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os bancários da agência Rio Branco do HSBC realizaram nesta quinta-feira (18) um Dia Nacional de Luta contra as demissões praticadas no país pelo banco inglês. Os trabalhadores também lutam por melhores condições de trabalho e cobram respeito e valorização profissional.


De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Edmar Batistela, a mobilização tinha como por objetivo alertar os clientes contra o descaso do banco. Os dirigentes sindicais distribuíram uma carta aberta para explicar os motivos dos protestos e pedir o apoio da clientela.

Anúncios


O HSBC obteve lucro líquido de R$ 1,225 bilhão em 2012, um crescimento de 9,6% em relação a 2011, e uma rentabilidade de 13,05% sobre o patrimônio líquido médio. Não tem justificativa para dispensar trabalhadores, denuncia Batistela.


Edmar Batistela, explica que é inadmissível um lucro bilionário conquistado pela instituição inglesa, através de cobrança de altas taxas de juros e tarifas e continuar demitindo.


Somente no ano passado, o banco fechou 946 postos de trabalho, contribuindo para alta rotatividade de mão de obra no Brasil, que ele não repete em nenhum outro país do mundo.


Batistela ainda explica que o número reduzido de bancários em função das demissões tem se refletido em imensas filas nas agências bancárias e precarizado o atendimento. O bancário é obrigado a trabalhar no limite, e sobrecarregado não consegue atender a demanda de clientes.


Como se não bastasse, a empresa efetuou pagamento a menor da Participação dos Lucros e Resultados (PLR) e do Programa Próprio de Remuneração (PPR) aos seus funcionários, mesmo com o alto lucro obtido em 2012.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido