Menu

Pesquisar
Close this search box.

Herdeiro político de Chávez, Maduro é eleito presidente da Venezuela

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro, “herdeiro político” do chavismo, foi eleito neste domingo (14) presidente do país, em votação realizada 40 dias após a morte do líder Hugo Chávez.


Em um resultado dentro do previsto, mas por uma margem bastante apertada de 1,59 ponto percentual, ele derrotou o oposicionista Henrique Capriles, segundo as autoridades eleitorais nacionais, e vai governar o país sul-americano até 2019.

Anúncios


Maduro teve 50,66% dos votos, contra 49,07%, segundo Tibisay Lucena, chefe do conselho eleitoral.


Ela afirmou que os resultados são irreversíveis, pediu respeito a eles e aconselhou os venezuelanos a se manterem em casa.


Pouco antes do anúncio, Capriles insinuouuma suposta tentativa de fraude, mas foi rechaçado pelo governo, que o acusou de “irresponsabilidade”.


Maduro foi eleito após uma campanha curta, feita ainda sob a emoção da morte de Chávez, e terá como desafio dirigir uma nação dividida.


Ao votar neste domingo, ele afirmou que não fará um “pacto” com a “burguesia”, seguindo na linha chavista de acirrar o confronto.


Menos carismático que o “Comandante”, ele vai precisar manter a unidade do chavismo eencontrar um estilo próprio de governar, após 14 anos do governo personalista de Chávez.


A crise econômica e a violência são alguns dos principais desafios que ele terá pela frente.


O sucessor, “ungido” por Chávez em dezembro do ano passado, herda uma Venezuela com as maiores reservas de petróleo em todo o mundo, mas com a maior inflação da América Latina, 20,1% em 2012, uma indústria deprimida, ciclos de escassez e uma dívida pública que ultrapassa 50% do PIB.


A eleição deste domingo ocorreu porque Chávez, reeleito presidente em outubro do ano passado após bater o mesmo Capriles, nem chegou a assumir o mandato, por conta de seus problemas de saúde.


O polêmico líder socialista, que mudou a cara da Venezuela ao longo de 14 anos de governo, acabaria morrendo em 5 de março, em um hospital militar de Caracas, após uma longa luta contra o câncer.


A maneira como o governo lidou com a doença de Chávez, bem como as decisões judiciais que mantiveram Maduro no poder, foram bastante criticadas pela oposição.


Os oposicionistas, Capriles à frente, acusaram o governo de falta de transparência durante o processo e durante o tratamento de Chávez, que ocorreu, em sua maior parte, em Cuba.


Maduro, de 50 anos, ex-motorista, ex-sindicalista e ex-ministro das Relações Exteriores, afirmou, ao longo da campanha, que pretende continuar a chamada “revolução bolivariana” de Chávez, marcada por projetos sociais que beneficiaram os mais pobres, mas também por problemas.

Anúncios


Ao longo da campanha, Maduro “colou” sua imagem à do carismático Chávez, de quem se disse “filho” e “apóstolo”, em uma tentativa de encaminhar a escolha popular para o lado emocional.


As pesquisas eleitorais davam uma vantagem de sete pontos para Maduro em relação ao rival.


A votação ocorreu sem incidentes, segundo as autoridades eleitorais.


Maduro, que já vem governando o país desde que Chávez foi a Cuba para se tratar em dezembro passado, vai tomar posse do mandato em 19 de abril.


G1


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido