Neste sábado pela manhã, o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, vistoriou as obras do Terminal Urbano e anunciou a inauguração das novas instalações para o dia primeiro de maio. A obra de readequação e ampliação é feita com recursos próprios da prefeitura e o investimento é de R$ 1 milhão e o objetivo é proporcionar mais conforto para os usuários e trabalhadores do transporte coletivo. Pelo Terminal passam diariamente cerca de 50 mil pessoas.
Uma das novidades é que o Terminal vai ter um sistema de monitoramento por meio de câmeras. Os ônibus terão GPS e os horários de chegada poderão ser vistos nos monitores instalados em todo o Terminal. Dois monitores já funcionam no local em fase de teste. Na parte das baias dos ônibus, onde ficam os passageiros, o piso agora é tátil (com orientação para os deficientes visuais) e a cobertura será ampliada.
Estão sendo construídos banheiros, inclusive com fraldário para as mães poderem trocar e fazer a higiene dos filhos e uma nova área administrativa. Os sistemas elétrico e hidráulico são refeitos com atenção especial para o armazenamento de água, por meio de cisterna e reservatório com capacidade para 30 mil litros de água, sendo que 7.500 litros de água são exclusivos para o caso de necessidade de combate a incêndios. A secretária de Obras Públicas, Ana Cláudia Cunha, explica que três hidrantes serão instalados no Terminal.
Shopping Popular
Além das obras do Terminal Urbano, o prefeito Marcus Alexandre, também esteve no sábado pela manhã, na área onde será erguido o shopping popular, que terá 374 boxes divididos em três andares, onde também haverá uma praça de alimentação. Os recursos, R$ 17 milhões, já estão assegurados pelo Ministério do Turismo e as obras começam no segundo semestre deste ano.
O shopping será construído na área onde funciona atualmente o camelódromo e o local está sendo limpo e aterrado. Depois de visitar a área, o prefeito percorreu o camelódromo onde é grande a ansiedade dos comerciantes para a mudança para o novo espaço, como relata o comerciante Francisco Barbosa, que está no local há mais de dez anos, onde vende brinquedos e eletroeletrônicos:” aqui é apertado e quente. Ir para um shopping parece um sonho. Lá com certeza vamos aumentar muito nosso faturamento porque tem gente que não entra aqui para comprar por causa do preconceito. Fazer compra em um shopping é outra coisa”.
Além dos comerciantes que estão no Camelódromo, os que ficam na “pedra” do calçadão perto do Colégio Acreano, também serão transferidos para o shopping. Toda área é de mais de dez mil metros quadrados.
Acompanharam o prefeito, a secretária de Obras, Claúdia Cunha, subsecretário Ricardo Torres, Superintende da Rbtrans, Ricardo Torres e o presidente do Sindicato dos Camelôs, José Carlos Juruna.