Menu

Pesquisar
Close this search box.

Sem ambulância, vereador denuncia que pacientes são transportados em redes até hospital no interior do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Salomão Matos, da redação de ac24horas
[email protected]


O vereador do município de Manuel Urbano, Raimundo Cipriano- PSDC, mais conhecido por Côcão, procurou a reportagem de ac24horas para denunciar o que classifica de falta de gestão e irresponsabilidade do governo e da prefeitura no quesito saúde naquela cidade do interior do Acre.


Segundo relata o vereador, há mais de dois meses a Unidade Mista de Saúde do município não funciona por falta de médicos. Ele diz também que o único aparelho de Raio X, muito embora seja novo, não funciona por falta de um técnico para montar o equipamento e sequer na unidade tem ambulância para transportar os pacientes.

Anúncio


Revoltado com o descaso, Cipriano conta ainda que os pacientes estão sendo transportados em rede até o município vizinho de Sena Madureira, para poder receber atendimento médico.


O vereador contou também, que já procurou tanto o prefeito da cidade, Ale Araujo e a secretária de estado de saúde para resolver o problema, mas até o momento, nenhuma providencia foi tomada nesse sentido.


Outro caso grave que denunciou o vereador, é como a Unidade Mista de Saúde não tem porta (pois está quebrada), sem vigilância noturna o aparelho de Raio X que está segundo ele jogado no chão, pode ser roubado a qualquer momento.


Manoelurbano


Outro lado


Procurada pela reportagem para falar sobre as denúncias do parlamentar, a gerente geral da Unidade Mista de Manoel Urbano, Edilene Da Silva Advíncula, encaminhou os seguintes esclarecimentos a redação sobre o assunto:


·  A Ambulância foi encaminhada para Rio Branco no dia 14/03/2013 para revisão, o que é comum e rotineiro a todos os veículos. Os pacientes que são encaminhados pelos médicos estão sendo transportados através do SAMU de Sena Madureira, que é acionado no momento do ingresso do paciente e regulado pelo SAMU de Rio Branco, o que cai no descrédito a afirmação errônea do referido vereador, que afirma que os pacientes estão sendo transportados em redes. A ambulância está retornando ao município nesta quinta-feira (21). Em nenhum momento os pacientes ficaram desassistidos por falta desse transporte;


·  A instalação do Aparelho de Raios-X, a direção da unidade está aguardando a empresa – responsável pelo equipamento – fazer a instalação. O Departamento de Administração da sesacre já está providenciando a visita técnica da empresa, tendo em vista que no município há oscilação de energia e pode danificar o aparelho;


·  Com relação a porta de vidro da recepção, foi solicitada ao setor de administração para aquisição e providências, o qual já está sendo providenciado. A direção ressalta que nos tempos de hoje, desconhece qualquer hospital que fique com as portas fechadas, principalmente no período noturno. A direção informa ainda que mesmo com a instalação da porta de vidro, a Unidade ficará com as portas abertas, pois o atendimento é de 24horas. A informação de que pode haver possíveis furtos de equipamentos não tem fundamento, tendo em vista, que a unidade conta em seu quadro profissional de porteiros para o efetivo trabalho noturno;


Por fim, a direção sugere que o vereador faça uma visita a Unidade para constatar os avanços e melhorias que são notórias a todos que conhecem o trabalho realizado pela atual gerência em consonância com a sesacre e seus departamentos, e tenha discernimento para reconhecer o progresso.


 


 

Anúncio


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido