Menu

Pesquisar
Close this search box.

Fiscalizada, Suely contra-ataca e pede que vereadores estejam dentro dos hospitais públicos fiscalizando o atendimento aos usuários

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@gmail.com


No final da manhã de hoje (11), o Sindicato dos Médicos do Acre protocolou no Ministério Público Estadual, um relatório situacional das condições em que os profissionais da saúde estão trabalhando nos hospitais públicos do Acre. Em contra-ataque a secretária Suely Melo em entrevista ao ac24horas, pediu que os vereadores estejam dentro das unidades de saúde de todo o estado fiscalizando e observando as ações e o atendimento ao público.

Anúncios


Suely1“Isso só vai nos ajudar a ter uma saúde de qualidade, fazer com que o sistema esteja cada vez melhor e a gente consiga atingir o nosso objetivo que é o atendimento ao público, o nosso usuário”, acrescentou.


A observação feita por Suely Melo tem um tom de desabafo. Mais de 400 processos de sindicância foram abertos na secretaria. Pelo facebook, Suely tem falado sobre moral e ética. Para ela, “a questão é muito mais profunda do que se imagina”.


A secretária reconhece que para alcançar mais qualidade na saúde do Acre, o sistema precisa de apoio das prefeituras, que segundo a Organização Mundial de Saúde e a legislação do SUS, a atenção primária deve ser resolutiva 80% dos casos para cada unidade territorial.


“Se a atenção primária não funciona, de maneira a atender seus munícipes, com a promoção e prevenção de saúde, com certeza nós vamos ter mais pessoas doentes e um hospital que precisa atender a média complexidade, atendendo prevenção, prejudicando de forma sistemática os serviços”, comentou.


A nova política do Ministério da Saúde vai firmar contratos entre os órgãos federativos. É a gestão compartilhada com a função de definir entre os entes as suas responsabilidades no SUS permitindo a partir de uma região de saúde, uma organização dotada de unicidade conceitual, com diretrizes metas e indicadores, todos claramente explicitados e que devem ser cumpridos dentro de prazos estabelecidos.


“Até ano que vem estaremos contratualizando a gestão. Isso deve evitar encaminhamentos equivocados e oferecer maior resolutividade às portas de média e alta resolutividade. Com o Coap funcionando, seremos mais eficientes. Vamos assumir responsabilidades dentro de uma programação anual e com definições financeiras, ficando mais claro inclusive para o Ministério Público e vereadores, acompanharem essas ações, por que eles terão esses contratos nas mãos”, detalhou a secretária.


Com relação ao hospital de Brasileia, um dos citados no relatório do Sindicato dos Médicos, Suely afirmou que o documento que vazou para o ac24horas é um pedido de vistoria para o controle de infecção hospitalar e de qualidade em todas as unidades do Estado.


“Vamos ver imediatamente o que podemos corrigir com base no próprio relatório e achar alternativas de mitigação para o que não poder ser resolvido de imediato”, disse.


Ela garantiu ainda que os recursos para a construção de um novo hospital em Brasileia já estão em conta e que a obra está em fase de licitação. A nova Unidade, segundo a secretária, terá da UTI ao Centro de Parto, tudo como referência.


O hospital de Sena Madureira está, segundo Suely Melo, foi priorizado pelo ministro da saúde para reforma e intervenção na parte estrutural. Ela garantiu ainda que o centro de parto do hospital está financiado e será organizado o centro cirúrgico ainda este ano.


“Vamos fazer uma reforma paliativa até conseguirmos os recursos que virão até junho ou julho para estrutura física e de equipamentos”, concluiu.


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido