Menu

Pesquisar
Close this search box.

Marcus Viana decide e famílias abrigadas no Parque de Exposições retornarão para casa nesta sexta-feira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As seis famílias que estão abrigadas no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, por causa da cheia do Rio Acre, serão levadas de volta para suas casa já nesta sexta feira, 15. A decisão foi tomada pelo prefeito Marcus Alexandre e o chefe da Defesa Civil Municipal, Ten. Cel. George Santos, depois de avaliarem a situação atual: O Rio Acre apresenta nesta quinta feira, o nível de 12.47 m, bem abaixo da cota de alerta que é de 13.50 m e há previsão de redução no volume de chuvas para os próximos dias na bacia do Rio.  “A situação agora é bem tranqüila e as aulas das crianças já começam nesta segunda feira, 18. Mas estaremos a postos durante todo o período chuvoso, e se houver necessidade, toda a operação de remoção e abrigo, é desencadeada novamente”, assegura o prefeito.


As famílias que serão levadas de volta para casa vão receber kits de limpeza e serão acompanhadas pelos agentes comunitários de saúde, que vão passar orientações sobre doenças como a leptospirose, causada pelo rato e a dengue. Os kits contem água sanitária, baldes, vassouras e sabão.

Anúncios


Defesa Civil continua monitoramento


O tenente coronel George Santos, explica que a Defesa Civil Municipal continua mobilizada e monitorando toda a bacia do Rio Acre e os bairros da capital que apresentam maior risco de alagação, como o Airton Sena, Taquari, baixada da Habitasa e Seis de Agosto. As medições do nível do rio continuarão sendo feitas três vezes por dia. Ele diz que toda estrutura da Defesa Civil, poderá ser acionada a qualquer momento se o Rio Acre voltar a encher. “Os boxes no parque estão construídos, bem como a estrutura de saúde. Em caso de nova subida do Rio já estamos com tudo pronto para fazer a retirada das famílias e encaminhamento para o Parque ou casa de parentes”.


Ele relata que os Igarapés como o São Francisco e o Batista, chegaram a preocupar a Defesa Civil nos últimos dias, mas os mananciais também já apresentam baixa.


O Rio Acre alcançou a cota de 14.12 na segunda feira de carnaval, quando as famílias foram levadas para o Parque de Exposições e já na terça começou a apresentar vazante. Na segunda pela manhã, o prefeito Marcus Alexandre esteve nos bairros mais afetados pela enchente e foi ver os 107 boxes erguidos no Parque. Logo na primeira semana de administração, o prefeito Marcus Alexandre, reuniu todos os secretários e assessores e determinou que a partir da cota de 12 m, todos deveriam se mobilizar para atender os possíveis atingidos pela cheia do Rio Acre. Os primeiros cinqüenta abrigos foram feitos e o monitoramento foi intensificado. As ações, segundo o prefeito Marcus Alexandre, garantem uma resposta rápida em caso de nova cheia do Rio Acre.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido