Menu

Pesquisar
Close this search box.

Equipamentos usados no monitoramento do rio Acre são roubados

Equipamentos de uma das Estações Telemétricas Hidrometeorológicas de Coleta de Dados, localizada na margem da BR-364, entre a Terceira Ponte e a Estação de Captação de Água, em Rio Branco, foram roubados. A informação foi confirmada pelo secretário de Meio Ambiente, Carlos Edegard de Deus, e o coronel Oliveira, da Defesa Civil, nesta terça-feira (15).
O furto teria acontecido na madrugada do último domingo. A ação está sendo considerada um ato de vandalismo, já que a falta dos equipamentos prejudica o sistema de monitoramento do rio e não terá utilidade para quem o levou.
Os vândalos levaram até o extenso cabo ligado ao sensor de medição. O coronel Oliveira afirma que, com um dos nove equipamentos parados, ficam comprometidos o fluxo de dados e os cálculos para previsão do comportamento do rio Acre. “Não vão servir para nada os equipamentos levados por quem furtou. Não vai poder vender sem ser pego e tem que ser muito competente em eletrônica para conseguir utilizar para si”, finalizou.
Instaladas em junho do ano passado, após a maior alagação registrada na história do Estado, existem nove estações de monitoramento espalhadas pelo rio Acre. Elas são capazes de medir o índice pluviométrico e o nível do rio, mandando as informações para o satélite, que envia para a Agência Nacional de Águas (ANA).
Com os dados das estações fica possível prever com antecedência o comportamento do rio Acre e seu volume de água, podendo fazer com que o governo tome atitudes mais rápidas quando necessárias.
Com informações da Agência de Notícias do Acre

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido