Menu

Pesquisar
Close this search box.

No Paraná, diretor do Ibope é o primeiro na lista da CPI das Pesquisas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A CPI criada para investigar as pesquisas eleitorais no Paraná já definiu seu plano de trabalho. Os primeiros a depor devem ser o diretor do Ibope para região Sul, Francisco Krassuski, e a profissional de estatística do instituto, Márcia Cavallari Nunes. O presidente da CPI, deputado Reni Pereira (PSB), espera tomar os depoimentos no próximo dia 11 de dezembro. Prefeito eleito de Foz do Iguaçu, o deputado assinou as convocações no final da tarde de terça-feira (27), que deverão ser feitas pessoalmente pela equipe da CPI, nas formas prescritas no Código de Processo Penal.


“Nas eleições deste ano os institutos de pesquisa divulgaram números de intenções de voto que não se confirmaram ao final da contagem das urnas. Em alguns casos tivemos erros grotescos”, disse Reni. O deputado lembra que, faltando 12 horas para iniciar a votação, o Ibope divulgou pesquisa com sete pontos de vantagem para seu adversário em Foz do Iguaçu.

Anúncios


Apuradas as urnas, a vitória de Reni Pereira foi por nove pontos de diferença. O Ibope errou, portanto, em 16 pontos. “A pesquisa direciona voto, influência o eleitor, principalmente os indecisos”, disse Reni. Além de Reni integram a CPI os deputados Artagão Júnior e Teruo Kato (PMDB), Mara Lima (PSDB), Dr. Batista (PMN), Toninho Wandscheer (PT) e Rasca Rodrigues (PV).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido