Menu

Pesquisar
Close this search box.

“Resistência é samba” marca homenagens a Zumbi dos Palmares

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Zumbi dos Palmares, líder do mais famoso quilombo brasileiro, morreu em 20 de novembro de 1695. Em homenagem à ação de resistência e defesa da dignidade humana que sua história simboliza, a lei 10.639, de 2003, oficializa o 20 de novembro como Dia da Consciência Negra.


Para marcar o mês de comemoração dessa luta, na próxima terça-feira, 6, o Clube do Samba Acre abre a Roda Cultural “Resistência é sambar”, celebrando com as músicas que entoam, em nossa cultura, a força da liberdade, da luta e da alegria. A Roda começa às 20 horas, no Casarão (Avenida Brasil, Centro).

Anúncios


O samba tem papel importante no processo da formação da cultura negra no Brasil. Segundo o músico e ogan (líder candomblecista) Denilson Carneiro, esse ritmo “nasce com a chegada dos bantos (negros de Angola, Moçambique, Congo e Nova Guiné), que trouxeram o culto da divindade Kissimbi (Samba Inkice), de onde se origina o samba”.


Carneiro afirma ainda que o samba era proibido, o escravo não podia ter identidade. Só sobreviveu até hoje porque ”o africano não esquecia sua cultura e o recriou do jeito que podia nesse novo país”. Como Zumbi, essa música divina se tornou, hoje, símbolo de um país.


A cada toque que se seguirá durante a Roda, o Clube do Samba reafirma sua proposta de trazer para o público de Rio Branco uma experiência que vá além do som. Para o presidente do clube, Anderson Liguth, essa edição da Terça do Samba é “uma ação afirmativa que mostra como a negritude contribui de forma fundamental com a nossa cultura, seja em manifestações artísticas ou não”.


Ações do Clube


Em especial, a Roda desse mês terá também caráter filantrópico. Toda a bilheteria será revertida para doação ao Educandário Santa Margarida, como ação prevista no cronograma anual do Clube. Ingressos continuam a R$ 5 (inteiro) e R$ 2,50 (meio).


A campanha “Samba de Letrinha” (https://www.facebook.com/events/118615094959374/) segue até o fim de novembro e o Casarão será ponto de coleta para a doação de livros e outras mídias de samba durante a festa.


O Clube do Samba Acre conta com apoio da Fundação Elias Mansour para realização da Roda Cultural, e tem parceria com a Biblioteca da Floresta para formação de acervo com as doações da campanha. Para saber mais acesse a página http://facebook.com/clubedosambaac.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido