Menu

Pesquisar
Close this search box.

MPF/AC denuncia 25 pessoas por fraudes contra a Caixa Econômica Federal e INSS

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC) apresentou à Justiça Federal vinte e quatro denúncias contra o contabilista Jair Saturnino de Souza e outras vinte e quatro pessoas acusadas de se beneficiarem de esquema fraudulento orquestrado por Jair Saturnino para promover saques  indevidos de FGTS e seguro-desemprego.


Segundo as denúncias apresentadas, inicialmente, o contador Jair Saturnino fazia anotações falsas em carteiras de trabalho de pessoas envolvidas no esquema fraudulento, simulando vínculo de trabalho. Posteriormente, declarava o falso vínculo empregatício em Guias de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP), as quais passavam a constar nas bases de dados da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).


O próximo passo do golpe era simular a ruptura do falso contrato de trabalho, o que possibilitava o saque de valores do FGTS e de parcelas do seguro-desemprego.

Anúncios


Ainda tramitam na Polícia Federal outros procedimentos que investigam os envolvidos no golpe, que foi praticado na cidade de Brasileia, interior do Acre e causou mais de R$ 82 mil de prejuízo ao erário. Dessa forma, mais denúncias ainda podem ser apresentadas contra Jair Saturnino e as pessoas que tiverem se beneficiado desse tipo de golpe. A pena para cada fraude praticada pode chegar a 11 anos de prisão.


Fonte: MPF/Acre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido