Menu

Pesquisar
Close this search box.

FEM e Seplan viabilizam ponto de acesso ao Floresta Digital e um telecentro na baixada Sobral

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

André Gonzaga (FEM)


A Fundação Elias Mansour (FEM) e a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) inauguraram, no sábado passado, 23, o Telecentro do Teatro Barracão, na Estrada da Sobral, e na entrega de um ponto de acesso (ou hotspot) do Floresta Digital, no bairro Plácido de Castro, instalado na Praça Joaquim Macedo. Agora a internet livre já está disponível e os moradores só precisarão fazer um cadastro no programa para que possam se conectar.

Anúncios


A parceria atua na ampliação do alcance de sinal pela região, afim de promover o contato dos usuários com as novas mídias e a cultura digital. O conceito que melhor traduz este último termo ainda não está cem por cento definido, deixando a interpretação sobre o assunto muito solta. Mas, resumidamente, podemos dizer que é a possibilidade de ter acesso às informações e manifestações culturais e sociais por meio da grande rede de computadores.


Trata-se de uma lógica que parte do princípio de que o usuário tem o mundo nas mãos. Enquanto lê sobre a culinária peruana, ele ouve uma música folclórica da Venezuela e espera até que o YouTube carregue o registro de uma apresentação teatral na Bolívia. Isso é cultura digital conectada em rede, com a possibilidade de visitar meio mundo com os pés descalços.


“O uso da internet pode proporcionar a divulgação da produção dos fazedores de cultura do Acre para o mundo. É uma ferramenta que você pode utilizar para consumir arte e também para aprender”, comentou Francis Mary, presidente da FEM.


Outra novidade para os moradores da Baixada é em relação as oportunidades de capacitação, já que muitos cursos serão oferecidos. E mais, tudo isso gratuitamente. “Eles vão poder fazer oficinas de música, audiovisual, fotografia e redes sociais, por exemplo. Mas ainda terão as aulas básicas de informática, que já são tradicionais nos telecentros”, comenta Carlos Rebelo, assessor especial da Seplan.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido