Conecte-se agora

Patrícia Rêgo diz que cartas atribuídas a Hildebrando estão sendo periciadas

Publicado

em

Ray Melo,
da redação de ac24horas
[email protected]

A Procuradora Geral do Ministério Público Estadual (MPE), Patrícia Rêgo negou nesta terça-feira, 28, a possibilidade de fraude no concurso da instituição, como teria supostamente afirmado Hildebrando Pascoal, em cartas envidas a desembargadora do Tribunal de Justiça do Acre, Eva Evangelista e a procurado de Justiça, Vanda Milani Nogueira, ex-cunhada do coronel acusado de chefiar o esquadrão da morte, no Acre.

Patricia Rego disse ainda, que não saberia como as cartas teriam chegado à imprensa nacional. De acordo com a Procuradora Geral, o caso estaria tramitando em segredo de Justiça. “Estas cartas estão aqui no MP, desde o final de novembro do ano passado, quando foi instaurado um procedimento investigatório criminal”. As cartas teriam sido recebidas pelo procurador Sammy Barbosa, entregue pelas próprias magistradas.

Dois promotores teriam sido destacados para acompanhar o caso. De acordo com a Procuradora Geral, os escolhidos para acompanhar o caso teriam participado da investigação de alguns dos crimes atribuídos ao ex-coronel Hildebrando Pascoal.  Para Patrícia Rêgo questionou a legitimidade das cartas e informou que os primeiros procedimentos serão para averiguar se Hildebrando teria escrito os documentos.

Segundo Patrícia Rêgo, não teria como o ex-coronel ter enviado as cartas via sedex, já que se encontra em um presídio de segurança máxima. “Não sei como isso aconteceu. Vai ser também objeto de análise e procedimento está tramitando, com pedidos de perícia para averiguar a autenticidade das cartas. Nós não sabemos sequer se as cartas teriam sido feitas de próprio punho. Portanto, ele precisa ser ouvido”.

A Procuradora Geral informou que Hildebrando Pascoal estaria internado no Hospital das Clínicas, impossibilitado de prestas qualquer tipo de esclarecimento. Sobre a suposta fraude na aprovação da procuradora de Justiça, Gilcely Evangelista, no concurso do MPE, Rêgo disse que seria impossível haver a manipulação, já que a prova passa por outras fases, além da prova objetiva, onde Pascoal teria afirmado que houve a fraude.

“O concurso de provas e títulos de promotor público é feito por cinco membros do MP, mais um da OAB. O certame é feito em fases, com uma prova objetiva, uma prova dissertativa e uma prova oral, que é pública, assim como a prova de tribuna. Não haveria como fraudar todos estes pontos”, diz Patrícia Rêgo.

Para a procuradora, o que teria gerado as cartas de ameaça teria sido a perda da patente de coronel, por Hildebrando. Nos questionamento de Patrícia Rêgo estaria a falta de provas, já que o ex-coronel apresentou apenas argumentos e nenhum documento que comprove as denúncias. Rêgo disse ainda, que não acredita na progressão de pena de Pascoal em 2014. Se comprovado que o ex-coronel escreveu as cartas, ele poderá responder mais um processo, acredita a Promotora Geral do MPE.

Acre

Presidiário é encontrado morto dentro de cela na FOC

Publicado

em

O presidiário Erik Bascio Braga, 26 anos, foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira, 10, dentro de uma cela do pavilhão Q (pavilhão de triagem), do Complexo Penitenciário Francisco D’Oliveira Conde, em Rio Branco.

Segundo informações do Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN), Erick deu entrada na unidade na tarde no dia 09, após passar pelo exame de corpo de delito na Polícia Civil que constatou que o detento estava com lesões pelo corpo. O detento, que foi preso pelo crime de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, dividia a cela com outros três presidiários e pela manhã os presos tentaram acordar Erick e perceberam que ele estava morto.

Policiais Penais foram chamados pelos detentos e quando chegaram na cela encontraram Erick sem vida. Policiais Penais informaram a reportagem do ac24horas que o detento não foi agredido na cela pelos outros presidiários.

A ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e o Médico atestou a morte do detento.

A área foi isolada para os trabalhos do Perito em criminalística. O corpo do presidiário foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

Continuar lendo

Acre

Acre tem mais de 300 casos e uma nova morte por Covid-19

Publicado

em

O estado do Acre voltou a registrar óbito em decorrência de complicações da infecção pelo novo coronavírus nesta quarta-feira (10). Além disso, foram registrados 313 novos casos da doença. O número de infectados notificados é de 146.883 em todo o estado.

O número oficial de mortes por covid-19 suba para 2.022 em todo o estado. O paciente P. J. B, de 40 anos, morador de Rio Branco, faleceu no dia 26 de julho em uma unidade hospitalar da capital.

Até o momento, o Acre registra 352.723 notificações de contaminação pela doença, sendo que 205.833 casos foram descartados e 7 exames de RT-PCR aguardam análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 129.179 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 19 continuavam internadas até o fechamento deste boletim.

Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS) e estão sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Continuar lendo

Acre

Casa que desabou não tinha permissão para construção

Publicado

em

A capital acreana contabilizou três ocorrências devido ao vendaval que acometeu em vários bairros de Rio Branco no final da tarde dessa terça-feira (9). Segundo o Corpo de Bombeiros, a edificação que desabou e acabou ferindo um cachorro não tinha permissão para ser construída.

“Foi por má construção da uma edificação. O proprietário foi notificado de que não poderia construir e mesmo assim continuou e ela acabou caindo”, informou o coronel Cassiano.

Outra ocorrência foi no bairro Mocinha Magalhães, onde o vendaval destelhou casas e provocou danos materiais. Outra ocorrência grave foi a queda de uma árvore sobre uma residência. A família teve de retirada para outro local.

“Quando acionado, o Corpo de Bombeiros vai ao local, faz o corte da árvore e dá suporte à família. A gente aciona a secretaria de assistência social, consegue o caminhão e assim faz a mudança da família para o aluguel social, através da prefeitura de rio Branco”, detalhou o coronel.

Continuar lendo

Acre

Motociclista sofre traumatismo craniano ao colidir contra concreto

Publicado

em

Um grave acidente de trânsito deixou Stefano Sebastiam Moreira Loriato, de 35 anos, gravemente ferido na madrugada desta quarta-feira, 10. O acidente aconteceu na Estrada das Placas, na região do bairro Vila Nova, em Rio Branco.

De acordo com informações de populares, Stefano trafegava em uma moto quando nas proximidades da antiga distribuidora de bebidas Belco perdeu o controle e colidiu bruscamente contra uma coluna de concreto. Com o impacto, ele foi arremessado a uma distância de aproximadamente 25 metros e caiu desmaiado. A moto ficou totalmente destruída.

A ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos. Stefano foi encaminhado entubado em estado de saúde gravíssimo ao Pronto-Socorro de Rio Branco. Segundo os socorristas do SAMU, o paciente sofreu um traumatismo crânio encefálico grave, trauma no tórax, fratura na perna e um corte grande nas costas.

A área foi isolada pelos Policiais Militares do Batalhão de Trânsito para os trabalhos de perícia. A motocicleta foi removida por um guincho.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!