Menu

Pesquisar
Close this search box.

Em menos de três anos Prefeitura de Cruzeiro do Sul mecaniza quase quatro mil hectares de terra

Alternativa tem resultado em um aumento significativo na produção de frutas, legumes e culturas tradicionais como a da mandioca.

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O período de estiagem esse ano na Região do Juruá foi mais curto, as chuvas intensas que geralmente caiam a partir de novembro, vieram dois meses antes do esperado. Com a terra encharcada, a mecanização da terra fica quase impraticável, mesmo assim, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul ainda insiste com o trabalho em algumas comunidades rurais. A meta é atingir pelo menos 1 mil hectares ainda este ano, atendendo o maior número possível de produtores.


A Secretaria Municipal de Agricultura segue um calendário obedecendo ao tipo de produto cultivado por cada comunidade. No início do verão são priorizadas, as áreas de produtores que plantam melancia e jerimum, a safra é rápida. Após a colheita desses produtos, a mesma terra é mecanizada e reaproveitada para o plantio da mandioca.

Anúncios


Todos os tratores utilizados são velhos, depois de cada jornada forçada passam por um rigoroso processo de manutenção para a próxima temporada. Mas o maquinário ganhará reforço nos próximos dias, pelo menos dois tratores novos adquiridos com recursos de emenda parlamentar estão assegurados para o próximo verão.


O secretário municipal de agricultura, Erni Dombroswski, enfatiza também, o auxílio que os microtratores têm dado as atividades mais voltadas para a agricultura familiar no plantio de hortaliças e legumes. “Além disso, os microtratores estão sendo utilizados na preparação dos roçados de mandioca em áreas que os agricultores chamam de arrancadores. Eles servem tanto para limpar como para roçar e revolver a terra”, explica Dombroswsk.



Estatística recorde
Nunca os produtores rurais de Cruzeiro do Sul tiveram tanto auxílio na parte de mecanização de terra. Desde o início da administração do prefeito, Vagner Sales até agora, já são quase 4 mil hectares de áreas mecanizadas e centenas de produtores atendidos. A reutilização das áreas degradas tem sido a alternativa encontrada pelos agricultores para seguir produzindo sem desmatar.


Este ano, apenas os barcos e caminhões a serviço da Prefeitura transportaram mais de 60 mil unidades de melancia, fruta que chegava a ser escassa nos mercados da cidade em alguns períodos. A produção de abacaxi, maracujá e pimenta do reino também já começa a crescer, com a aragem da terra.


“Uma das grandes preocupações da nossa administração sempre foi o incentivo a produção rural que gera emprego, renda e ainda abastece o mercado local. Mesmo com as dificuldades que temos com relação a maquinário, estamos alcançando estatísticas importantes nessa área de mecanização. Em comunidades ribeirinhas onde não é necessário mecanizar, levamos assistência técnica e distribuição de algumas qualidades de sementes. A minha luta agora é para conseguir a liberação de recursos para a aquisição de equipamentos e implementos agrícolas para tornar mais fácil a vida desses nossos bravos trabalhadores”, resume o prefeito, Vagner Sales.


Neto Vitalino, de Cruzeiro do Sul-Ac


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido