Menu

Murilo Leite: “A pecuária do Acre deve muito ao Betão”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O presidente do Sindicatos das Indústrias Frigoríficas e Abatedouros do Acre, Murilo Leite, reconheceu a importância do trabalho de Betão para melhorar a qualidade da cadeia produtiva da carne no Estado.


“A pecuária do Acre deve muito ao Betão”, avaliou Leite, em tom de lamento pela perda. O sindicato fez um breve histórico do pecuarista quando das homenagens recebidas na Federação da Agricultura e Pecuária em recente evento. Segue a íntegra do relato:

Anúncio


O Sr. Edilberto Afonso de Moraes, popularmente conhecido como Betão, nasceu na cidade de Rio Branco – Acre no ano de 1952. Em 1975 aos 23 anos de idade começou sua trajetória como marreteiro, comprando e vendendo gado.


Em 1980 iniciou suas atividades no ramo de abate de bovinos utilizando as estruturas do matadouro do Sr. Wilson Barbosa (in memoriam).


Depois de alguns anos, deu início ao seu 1° matadouro juntamente com seu sócio, o Sr. Alder, que era localizado na estrada do Barro Vermelho. Ao final da sociedade deu inicio à construção do seu próprio matadouro na estrada da Transacreana no km 10. Devido a pequena estrutura do empreendimento e também para atender a demanda do mercado que já crescia nesse seguimento, deu inicio a construção do 1° frigorífico do estado do Acre com SIF (serviço de inspeção federal) localizado na BR-364, em 1988 inaugurou o Frisacre – Frigorífico Santo Afonso do Acre.


Com o mercado financeiro em crise, o Sr. Edilberto viu-se obrigado a fechar temporariamente seu frigorífico e transferiu suas atividades para o matadouro Pantanal que tinha uma estrutura menor e assim viabilizando suas atividades conforme o comércio naquele momento.


Após vender as instalações do frigorífico Frisacre em 2013 ao grupo Nosso Frigorífico, deu início à construção de um novo frigorífico, com uma estrutura menor, nascia o frigorífico Frigoboi, com grande procura de empresários de outros estados por frigoríficos no estado do Acre, logo ele vendeu o Frigoboi ao grupo JBS.


Hoje a família é responsável pela administração de 4 (quatro) unidades de abates, localizadas nos municípios de Rio Branco, Brasileia, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira, onde tem suas atividades em constante crescimento, dando emprego a dezenas de famílias acreanas, seja de forma direta ou indireta.


Essa é a trajetória de muita luta, determinação e sucesso do nosso querido Betão, o Pioneiro das indústrias de frigoríficos e matadouros do estado do Acre.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido