Menu

Servidores do CAPS querem alteração no PCCR para adicional de saúde mental

Screenshot
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os servidores do Centro de Atenção Psicossocial – Caps Nauas, em Cruzeiro do Sul, estão reivindicando uma alteração da redação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração – PCCR, no que se refere ao adicional de saúde mental, que não contempla os trabalhadores dos Centros.

No artigo 28 da revisão do PCCR está descrito que o Adicional de Saúde Mental será pago apenas para os servidores lotados em setores das unidades com leitos de Saúde Mental legalmente habilitado. De acordo com eles, esse texto não abrange a todos os trabalhadores que atuam nas crises, urgências e emergências em saúde mental. Eles sugerem que seja alterado para servidores lotados nos setores das unidades de serviço especializado em saúde mental que atuem diretamente em atividades de assistência à saúde mental e buscam que o benefício, seja incorporado aos vencimentos do servidor, no ato da aposentadoria.

Anúncio

A sugestão para a alteração já está na Casa Civil do governo do Estado. Os servidores do Caps Nauas gravaram um vídeo onde explicam a importância do trabalho deles no Centro, que no ano passado prestou 17 mil atendimentos em Cruzeiro do Sul. Na publicação l, eles marcam o governador Gladson Cameli, a vice, Mailza Assis, o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, o deputado estadual Adailton Cruz, a representante da Sesacre no Juruá, Diani Carvalho e a Casa Civil.

“Senhor Governador, nós profissionais CAPS Nauas estamos aqui para reforçar uma mensagem que não pode mais esperar. Nosso trabalho é fundamental na regional do Juruá, visto que a demanda de saúde mental é crescente nos últimos anos. Em 2024 foram mais de 17 mil atendimentos. Cuidar da saúde mental é cuidar da vida. É garantir que a sociedade tenha esperança, dignidade e um futuro melhor. Mas enfrentamos dificuldades enormes, dentre elas o reconhecimento, que ainda não condiz com a importância do nosso trabalho. Por isso, solicitamos com urgência a alteração da redação do PCCR, que já está na Casa Civil, no que se refere ao adicional de saúde mental, que não contempla os trabalhadores dos CAPS. Essa é uma forma de valorizar quem se dedica a cuidar de pessoas com transtornos mentais graves. De fortalecer o cuidado do território e de mostrar que o governo realmente se importa com a saúde mental de todos, inclusive dos servidores. Contando com seu apoio para transformar essa realidade e garantir que ninguém fique para trás”, citam os servidores no vídeo.

Veja o vídeo:

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.