Menu

Pesquisar
Close this search box.

MEC confirma 950 mil matrículas para escolas em tempo integral

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB) , divulgou o boletim consolidado da declaração das matrículas de educação em tempo integral (ETI) na segunda-feira (13). Quase 95% das mais de 1 milhão de matrículas pactuadas junto ao Programa Escola em Tempo Integral tiveram suas criações efetivamente confirmadas na fase de declaração de matrículas.


MEC unido pelo Rio Grande do Sul

Anúncios


Seguindo o disposto na Portaria n º 23, de 9 de maio de 2024 , o Rio Grande do Sul teve o prazo para declarar as matrículas prorrogado até 7 de junho. O documento determina que entes da Federação em situação de calamidade pública ou sob impacto de eventos climáticos extremos, como é o caso do estado gaúcho com as enchentes, devem receber uma extensão no prazo.


Números


Dos 26 entes que finalizaram a declaração de matrículas junto ao Programa Escola em Tempo Integral, 20 obtiveram 100% das redes estaduais com a declaração de matrículas finalizadas no Sistema Integrado de Monitoramento , Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec) . O Distrito Federal é a unidade federativa que apresentou o menor percentual de confirmações, com 60,4%.


Os estados do Espírito Santo, Amapá, Amazonas, Acre, Sergipe, Rio Grande do Norte, Alagoas e Mato Grosso do Sul tiveram 100% das suas redes municipais com declaração de matrículas finalizadas . Com exceção do Rio Grande do Sul, que sofre impactos na finalização da declaração em decorrência das enchentes, nenhum estado apresentou dados menores que 92% de municípios.


Matrículas Declaradas/Pactuadas por região



 


 


 


 


Dentre as regiões, o Sudeste lidera as confirmações de matrículas com 98,3%. Logo em seguida , estão Nordeste e Norte , com 97,7% e 97% , respectivamente. Completam a lista o Sul, que teve 86,2% de confirmação ; e o Centro-Oeste, com 83,2%.


Finalização da declaração de matrículas por unidade da Federação (%)



O programa


O Programa Escola em Tempo Integral é uma estratégia para induzir a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica. Ele é coordenado pela SEB/MEC e tem a finalidade de viabilizar o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014), política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido