Menu

Pesquisar
Close this search box.

Opera Acre reduz tempo de espera por cirurgias eletivas em Cruzeiro do Sul

Reduzir a espera pela cirurgia elimina a angústia e o sofrimento das pacientes. Foto: Marcos Santos/Secom
Opera Acre diminuiu o tempo de espera por cirurgias eletivas. Foto: Marcos Santos/Secom
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

“É um momento de felicidade, pois minha vida ultimamente se resumiu a sofrimentos. Senti muitas dores e convivia com sangramentos todos os dias. Quando fui informada sobre a minha vez para realizar a cirurgia, fiquei emocionada e muito feliz”, relatou Iranilda.


O programa do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), representa à beneficiada um divisor de águas e um ganho de valor imensurável em qualidade de vida.

Anúncios


Reduzir a espera pela cirurgia elimina a angústia e o sofrimento das pacientes. Foto: Marcos Santos/Secom

“Depois da cirurgia minha vida será ótima. Voltarei a fazer as coisas que deixei de realizar. Eu só tenho a agradecer a Deus e ao governo pela ajuda”, disse Iranilda.


O tempo de espera pela laqueadura, que é a cirurgia que impossibilita a gravidez à mulher, durou apenas sete meses para Genilene do Nascimento. Minutos antes de entrar para o centro cirúrgico, o sorriso no rosto da paciente traduziu o estado de satisfação pelo o que, segundo ela, era a realização de um sonho. “Fui criada sem a minha mãe, que faleceu quando eu tinha apenas três anos, e hoje com cinco filhos sei das lutas que ela enfrentou por mim. A laqueadura representa melhorias para mim e também será um meio para estimular outras mulheres a realizarem a cirurgia”, explica Genilene.


Além de demonstrar satisfação, pacientes celebram a redução do tempo de espera pelos procedimentos. Foto: Marcos Santos/Secom

O Opera Acre tem alcançado avanços significativos na oferta de cirurgias e elevado a qualidade de vida na região. Desde do início do programa, em 2022, foram realizadas mais de 600 cirurgias na Maternidade do Juruá. Em 2024, os procedimentos trouxeram bem-estar para mais de cem pacientes, somente em Cruzeiro do Sul. “São cirurgias que impactam positivamente na nossa sociedade. Hoje atuamos com o objetivo principal, que é reduzir o tempo de espera pelas cirurgias, e estamos avançando nesse sentido”, ratifica Diani Carvalho, coordenadora regional de Saúde do Juruá, Tarauacá e Envira.


Diani Carvalho: “O nosso foco é seguir avançando com a redução do tempo de espera pelas cirurgias”. Foto: Marcos Santos/Secom

Neste sábado, 6, foram realizados um total de dez procedimentos de histerectomia abdominal total, laqueadura, curetagem semiótica (raspagem aplicada na região do útero) e laparotomia (retirada de pequenos cistos).


Opera Acre: transformando sofrimento em sorrisos

Ao longo de 2023, o Opera Acre realizou cirurgias ginecológicas, urológicas, pediátricas, vasculares, de cabeça e pescoço, ortopédicas, otorrinolaringológicas, cardiológicas, proctológicas e de angioplastias, entre outras, com o objetivo de beneficiar o maior quantitativo de pessoas.


Programa transforma sofrimento em sorrisos. Foto: Diego Silva/Secom

Graças à capacidade do governo do Acre de dialogar com diferentes entes, visando melhor servir à população, em 2023 houve, ainda, um investimento significativo, ultrapassando R$ 2,5 milhões destinados à realização de cirurgias eletivas. Esses recursos foram direcionados principalmente para fortalecer as estruturas regionais, promovendo um atendimento mais humanizado.


Em assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o governo acreano assegurou recentemente mais de R$ 5 milhões, visando dobrar o número de cirurgias programadas para o ano de 2024.


A meta da Sesacre é dobrar o quantitativo de cirurgias em 2024. Foto: Marcos Santos/Secom

O governo do Acre reforça seu compromisso em garantir um acesso amplo e eficaz aos procedimentos cirúrgicos. O Acre destaca-se nacionalmente, liderando com a maior taxa de expansão de cirurgias eletivas entre todas as unidades da federação.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido