Menu

Pesquisar
Close this search box.

Carreta do Hospital de Amor já realizou mais de 500 exames em mulheres em Cruzeiro do Sul

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Desde o último dia 4 em frente à Catedral Nossa Senhora da Glória, no Centro de Cruzeiro do Sul,a Carreta do Hospital de Amor, já realizou 536 exames de mamografia e de câncer de colo de útero- PCCU em mulheres do município. O funcionamento é de 07h30 às 12h e das 13h às 17h, até o dia 28 deste mês. As novidades são a realização de exames complementares de mamografia e a avaliação ou triagens para a prevenção do câncer de pele.


Além dos exames previamente agendados nas unidades de saúde, a equipe consegue fazer encaixes para atendimento na unidade móvel.

Anúncios



Maria Francisca Esídio realizou exame de mamografia e disse que essa é uma oportunidade única. “Ainda não tinha feito esse exame, então decidi aproveitar essa oportunidade para fazer de graça. Então eu agradeço, por esse apoio, porque muitas pessoas não têm condições de pagar,” disse ela.


A enfermeira da carreta Ithala Soares, explica que os exames são feitos por meio de parceria com a prefeitura de Cruzeiro do Sul. É a Secretaria Municipal de Saúde, que vai garantir a entrega dos resultados. Os diagnósticos estarão disponíveis nas unidades de saúde de referência das mulheres entre 30 e 60 dias. Ela cita a novidade desta edição com relação aos exames complementares de mamografia.



“Com essa parceria temos a chance de alcançar um maior número de mulheres e conseguiremos atender muitas pacientes. Os resultados dos exames de mamografia tem um prazo de 30 dias úteis e os exames de papanicolau tem um prazo de 60 dias úteis. E iniciamos aqui mesmo no município os primeiros dois atendimentos de exames complementares da mamografia, sem a necessidade da paciente se deslocar até Rio Branco, o que é uma novidade é facilita a vida das pacientes que não fazem esse deslocamento ”, ressaltou.


Após o resultado, em caso de necessidade, as pacientes são encaminhadas para iniciar o tratamento na rede do Hospital do Amor. ” Em caso de exame positivo para câncer o Hospital do Amor convoca as mulheres para a realização da consulta em Rio Branco e posterior tratamento “, conclui a enfermeira.


A Secretária de Saúde de Cruzeiro do Sul, Valéria Lima,destaca que com o diagnóstico precoce, as chances de cura dos dois tipos de câncer aumentam. ” Esses exames são de caráter realmente preventivo As chances de cura são de 99% se você conseguir diagnosticar mais rápido essa desordem de células” disse.


Para o atendimento na Carreta do Hospital de Amor e ter acesso aos exames gratuitamente, as mulheres devem apresentar a Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido