Menu

Pesquisar
Close this search box.

Rio Acre supera 16,50 metros e Xapuri se prepara para superar enchente de 2015

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A segunda maior enchente da história de Xapuri atingiu 16,53 metros ao meio-dia desta quinta-feira, 29, e inunda grande parte do centro comercial da cidade. A Defesa Civil já trabalha com a previsão de que a maior cota histórica, registrada em 2015, seja batida.


A região do centro comercial da cidade, na Rua 6 de Agosto, já está totalmente inundada. As ruas Major Salinas (centro) e Plácido de Castro (Bolívia) são as mais atingidas. Outras como a Dr. Batista de Moraes também já foram alcançadas.

Anúncios


O bairro Sibéria, na outra margem do Rio Acre, ficou sem abastecimento de água após a tubulação do Saneacre não resistir a força da água, já que a rede passa sob o rio. Há ainda o risco da falta de energia, caso a subida de nível force o desligamento preventivo.


O acesso ao bairro Sibéria pela balsa também já foi interrompido pelo Deracre, pois além do risco que a correnteza impõe à travessia, a via que dá acesso aos veículos no lado oposto do rio já está completamente inundada.


Até o meio-dia desta quinta-feira, a Defesa Civil em Xapuri estimava cerca de 4.600 pessoas atingidas de alguma forma pela enchente em 6 bairros. Eram 59 famílias desabrigadas – correspondendo a 164 pessoas e 177 desalojadas – representando 483 pessoas. No total, 647 pessoas haviam sido atendidas.


Parte dos desabrigados estão na Praça da Juventude, um complexo esportivo do município. Outro grupo está na quadra esportiva do Instituto Federal do Acre (Ifac). A maior parte das pessoas que saíram de suas casas se abrigaram com parentes e amigos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido