Menu

Sete mil produtores sofrem com enchente; banana e macaxeira são os mais afetados

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Especialmente os produtores de soja, milho, banana e mandioca estão mais prejudicados com as cheias dos rios no Acre. As localidades mais afetadas com as enchentes representam aproximadamente 78% do estado, evidenciando a extensão dos danos.


Os dados constam em um relatório da Secretaria de Estado da Agricultura, que mostra que a situação é mais agravada com a degradação das lavouras em processamento para silagem, que com as enchentes, terão perdas significativas de alimentos e insumos agrícolas. “A produtividade e a qualidade dos produtos agrícolas estão comprometidas, representando um desafio adicional para os agricultores que dependem dessas culturas para sua subsistência e comercialização”, explicou o secretário Luiz Tchê, titular da Seagri.

Publicidade

“Consideramos afetados, severamente, os grandes produtores, como os de milho e soja; e os médios e pequenos, principalmente com as produções de banana e mandioca. Além disso, o setor de fruticultura, ainda em fase inicial de desenvolvimento, foi duramente atingido”, confirma o secretário.


Mesmo diante da atual situação de emergência, o gestor relembra que o governo está, atualmente, concentrando esforços na prestação da ajuda humanitária. “Neste momento, estamos priorizando a distribuição de água potável, alimentos e demais recursos para atender às necessidades da população afetada, incluindo as comunidades indígenas”, explicou Tchê.


Na tarde desta terça-feira, 27, o Boletim Enchentes, divulgado pelo governo do estado, revelou que 7.710 produtores nos 22 municípios do estado do Acre tiveram suas criações comprometidas pelas alagações, fortes chuvas e enxurradas que castiga o território acreano desde a última semana.


Na medição das 15h, o nível do Rio Acre manteve a média de subida de dois centímetros nas últimas três horas – chegando a cota de 16,26. Desde às seis da manhã, o rio subiu seis centímetros.


A Defesa Civil Municipal informou que mais de 50 mil pessoas foram atingidas pela enchente na capital acreana.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido