Menu

Governador Gladson Cameli percorre Rio Acre para monitorar cheia na capital

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador do Acre, Gladson Cameli, esteve percorrendo o Rio Acre nesta sábado, 24, para monitorar as áreas atingidas pela cheia. O Rio Acre chegou a 14,81 metros na última medição deste sábado. O Estado decretou alerta em todo o Acre devido a chuvas e cheia dos rios ainda na última sexta-feira, 23.


Segundo a Defesa Civil Estadual, mais de 300 pessoas foram atingidas com a cheia e transbordamento do rio e dos igarapés na capital.

Publicidade

Cameli frisou a união de todos para contornar a situação. Foto: Neto Lucena/Secom

O governador destacou que o governo tem trabalhado para atender todos os atingidos e tomado as medidas para garantir recursos.


“Nós estamos antecipando todas as medidas, chegando com a presença do Estado na frente da população para diminuir os danos. Também irei para o Alto Acre, para acompanhar de perto a situação de Brasileia e Epitaciolândia, que decretaram situação de emergência”, disse.


Todos os órgãos do Estado estão unidos em prol de dar o melhor tratamento às famílias atingidas. Foto: Neto Lucena/Secom

O chefe do Executivo lembrou que o Estado está reunido com parceiros e todos os órgãos alinhados para o suporte às famílias.


“Estamos correndo contra o tempo para não deixar as famílias desatendidas e tentar amenizar os impactos causados por essas questões naturais”, disse.


Cameli também destacou que a bancada federal tem se mobilizado para apoiar os 22 municípios do estado.


“Estou me antecipando e indo em alguns municípios e adiantando as questões burocráticas para que a gente possa avançar. Cada um está fazendo sua parte”, destacou.


Situação é organizada pela Secretaria de Estado de Governo. Foto: Neto Lucena/Secom

O secretário de Governo, Alysson Bestene, falou da importância da articulação de todos os órgãos.


“O governo está de prontidão, as secretarias estão com toda a estrutura para atender as famílias. É uma ação humanitária onde a gente vai resgatar todas as famílias que estão atingidas por essas cheias e colocar nos abrigos adequados”, disse.


A Defesa Civil Estadual está atuando ao lado dos órgãos municípios.


De acordo com o coordenador Carlos Batista, a previsão para os próximos dias é de mais chuvas. Foto: Neto Lucena/Secom

“O governo do estado está envolvido em todas as ações dos municípios. A previsão é de mais chuvas para os próximos dias e toda a estrutura do estado está atenta”, reforçou o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista.

Publicidade

Uma equipe da Defesa Civil foi para Jordão e Plácido de Castro para reforçar as ações de apoio das gestões municipais.


Nível dos rios aumentou nos últimos dias devido às chuvas recorrentes no estado. Foto: Neto Lucena/Secom

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) informou que um sistema meteorológico conhecido como Alta da Bolívia, que atua em altos níveis da atmosfera a aproximadamente 12 km de altitude, está ativo e intenso no sul da Amazônia, favorecendo chuvas intensas em toda a região.


No Acre, o sábado será de tempo instável e de muita chuva. A previsão é de céu nublado a encoberto com chuva a qualquer hora do dia em todas as regiões acreanas. Há possibilidade de grandes acumulados de chuva em todas as regiões do estado.


Texto: Tácita Muniz – Agência de Notícias


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido