Menu

Procura pela vacina contra dengue no Acre é “tímida” e abaixo do esperado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A procura pela vacina Qdenga, contra a dengue, está sendo “tímida” nos municípios em que a campanha de prevenção contra a dengue está em atividade, segundo o núcleo de farmacovigilância da Secretaria de Saúde do Acre.


Segundo Daila Timbó, chefe do setor, a vacina que começou a ser aplicada no dia 16 de janeiro, teve procura abaixo do esperado. “Estamos vacinando adolescentes de 10 e 11 anos, mas a procura tem sido tímida. Convidamos os pais e responsáveis a aproveitar essa oportunidade de vacinar seus filhos, já que a dengue tem sido tão endêmica, perigosa, que leva risco às pessoas. Estamos funcionando em horário diferenciado para facilitar o acesso à vacina, justamente por causa da questão do horário de trabalho”, disse.

Publicidade

O Centro de Referências para Imunobiológicos Especiais, CRIE, tem funcionado em finais de semana e feriados das 8h às 12h e das 14h às 18h, na avenida Getúlio Vargas, 595 (veja mais locais de vacinação abaixo).


Acrelândia: UBS Norton Vitorino;


Bujari: UBS Raimunda Porfírio;


Jordão: UBS Antonio Rodrigues Dourado;


Plácido de Castro: UBS João de Deus;


Capixaba: Centro de Saúde Idelfonso Cordeiro;


Rio Branco: Crie, Policlínica Barral y Barral e Urap Eduardo Assmar;


Senador Guiomard: UBS Maria do Socorro;


Manoel Urbano: UBS Inácio Ribeiro;


Sena Madureira: UBS Lauro Fontes e UBS Aguinado Nunes;

Publicidade

Santa Rosa do Purus: UBS Paulo Alcione Marques;


Porto Acre: UBS Maria Soledade Soares Gadelha;


Vila Incra: UBS Raimunda Bitencount;


Vila DO V: UBS Ilda Barbosa de Souza;


Tocantins: UBS Álvaro Araújo Nobre;


Vila Caquetá: UBS Daniel Gledsom Lucena;


O Acre está em situação de emergência por conta da dengue desde o dia 5 de janeiro após o estado registrar aumento de 106% nos casos da doença em 2023. Conforme dados do Núcleo de Doenças de Transmissão Vetorial da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), entre janeiro e início de dezembro de 2023 foram notificados 5.445 casos de dengue no estado acreano. Destes, 3.755 deram positivos.


Interessados em tomar a vacina QDenga devem comparecer aos locais de vacinação portando documento de identificação, cartão do SUS e caderneta de vacina, acompanhados de um responsável legal.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido