Menu

Famílias ficam desabrigadas em Assis Brasil e Defesa Civil se prepara para enchente em Rio Branco

Reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O nível do Rio Acre já atingiu a cota de alerta no município de Assis Brasil e já desabriga as primeiras famílias no município que faz fronteira com a Bolívia e o Peru, na região do Alto Acre.


O volume de chuvas muito forte fez com que o nível do Rio Acre no município subisse cerca de 18 centímetros por hora no município. Em Iñapari, cidade boliviana, vizinha a Assis Brasil, a quantidade chuvas foi de 180 mm nas últimas 24 horas, volume muito parecido com que o aconteceu em março do ano passado na capital acreana, que provocou o transbordamento de igarapés e atingiu milhares de famílias em Rio Branco.

Publicidade

“É muita chuva, já temos famílias atingidas em Assis Brasil, principalmente indígenas e há alterações muito fortes no nível do rio em Brasileia, Xapuri e Capixaba. O maior problema é que temos previsão de mais chuvas para hoje e os próximos dias”, explica Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil em Rio Branco.


Nas últimas 24 horas, o nível do Rio Acre na capital acreana subiu quase um metro e marca na manhã desta quinta-feira, 22, é de 9,2m. O problema, conforme Falcão, é que essa água ainda não é a que vem da região do Alto Acre. “Podemos dizer em uma explicação para que todo mundo entenda de que essa água é nossa mesmo, não é a que vem de Assis Brasil. Ou seja, a nossa previsão é que nos próximos dias, quando esse volume chegar, o Rio suba até mais de três metros aqui em Rio Branco”, explica.


Com a situação preocupante, o coordenador da Defesa Civil explica que a prefeitura já começa a colocar em prática, seu plano de contingência, inclusive na preparação de abrigos para possíveis desabrigados. “Não podemos ser pegos de surpresa, hoje mesmo vamos colocar em prática tudo que está previsto em nosso plano de contingência e esperar que não chova o que está previsto para esses próximos dias”, explica.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido