Menu

“Sou boa candidata a vice”, diz Sheila ao negar candidatura à Câmara

Foto: Whidy Melo/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A secretária de saúde de Rio Branco, Sheila Andrade, disse nesta segunda-feira, 5, que seria uma boa candidata a vice-prefeita. A declaração acontece em meio às especulações tanto no staff da Prefeitura de Rio Branco, quanto da Câmara de Vereadores.


Segundo apuração feita pelo ac24horas, vereadores da base tem se sentido incomodados com a alta popularidade da gestora, que disse em entrevista ao jornal em 2023 que só seria candidata a vereadora a pedido de Bocalom. O prefeito de Rio Branco, contudo, garantiu que Sheila continua na gestão.


Fontes próximas aos vereadores afirmaram que com a certa ida de Bocalom para o Partido Liberal (PL), o prefeito levaria consigo ao menos dois dos secretários considerados mais bem avaliados pela população, Sheila Andrade (saúde) e Joabe Lira (cuidados com a cidade). O atrapalho na “questão Sheila”, que estaria aumentando a tensão na relação entre prefeitura e Câmara, seria a situação difícil em que vive o deputado federal licenciado, Eduardo Velloso, que seria o substituto de Sheila, mas está com a filha internada em estado grave em São Paulo, em decorrência de pneumonia. A avaliação feita pelos vereadores é de que, dada a situação, Dr. Velloso pode reconsiderar voltar para a vida pública, declinando do convite de Bocalom para assumir o lugar de Sheila Andrade, forçando a gestão a manter a secretária por algum tempo mesmo como candidata.

Publicidade

Acontece que, pela declaração dada por Sheila, o posto almejado é mais alto. Por ter repetido durante toda a manhã que não seria candidata a vereadora, o ac24horas questionou Sheila Andrade se ela seria, então, candidata a vice-prefeita. Após alguns segundos de pausa, Sheila disse: “isso é uma definição que a conjuntura deve fazer, o próprio prefeito vai ter que escolher e decidir, mas posso garantir que por mim, pelo meu grupo, que eu sou sim uma boa candidata a vice-prefeita. Gostou desta resposta?”.


O vereador Ismael Machado (PSDB), disse que há espaço na política para todos, inclusive para o secretário Joabe Lira, que teria anunciado internamente a intenção de ser candidato. “Vivemos num sistema democrático, todos têm o direito de colocar o seu nome. Sheila disse que não é candidata, mas se for candidata, faz parte do jogo democrático. O Secretário Joabe já declarou, parece-me, que é candidato. O que eu sou contra é sobre a utilização da gestão para benefício da campanha, mas colocar o nome é normal e nós vamos para a disputa”.


Foto: Whidy Melo/ac24horas

Já o presidente da Câmara, Raimundo Neném (PSB), disse que não está ciente de que qualquer secretário esteja divulgando nome como candidato, mas falou que espera que Bocalom leve o máximo possível de apoiadores ao Partido Liberal. “Essa questão do Bocalom levar secretários para o PL é normal, espero que leve o maior número de pré-candidatos possível, inclusive eu sou um dos que vai migrar junto com ele, então é normal que ele leve consigo secretários que estão pontuando bem. Sobre disputas internas, eu acho normal, mas todo mundo tem seu espaço, eu não tenho problema nenhum em pessoas da gestão disputar o pleito, acho até que isso amplia o espaço dentro da gestão”, disse Neném.


A vereadora Lene Petecão (PSB), em evento com a presença de demais vereadores da base, Sheila Andrade e Bocalom, nesta manhã (5), pediu ao prefeito que mantenha Sheila no cargo. “Prefeito, essa mulher tem que terminar o que começou. Mulher na administração pública é sinônimo de sucesso”, afirmou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido