Menu

Pesquisar
Close this search box.

Asteroide do tamanho do Maracanã se aproxima da Terra: ‘potencialmente perigoso’, diz Nasa

Foto: reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um asteroide do tamanho do estádio Maracanã está se aproximando da Terra. De acordo com a Nasa (agência espacial americana), o 2008 OS7 é classificado como “potencialmente perigoso”, mede cerca de 271 metros de diâmetro e passará pelo planeta a uma distância de 2,8 milhões de quilômetros.


Quando o asteróide passará pela Terra?

Anúncios


A rocha espacial é apenas um pouco menor que o famoso arco do estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, com seus 300 metros de diâmetro. O asteroide passará pela Terra às 11h41, no horário de Brasília, desta sexta-feira. Apesar do tamanho e da avaliação “potencialmente perigosa”, a Nasa garante que não há risco de colisão.


Não precisamos nos preocupar muito com isso, pois esse asteroide não entrará na atmosfera da Terra, embora ainda se aproxime dela — disse o Dr. Minjae Kim, investigador do Departamento de Física da Universidade de Warwick.


O que é um asteroide ‘potencialmente perigoso’?


A Nasa descreve asteroides potencialmente perigosos como aqueles que têm mais de 140 metros de diâmetro e que se aproximam a pelo menos 7,5 milhões de quilômetros da órbita da Terra em torno do Sol.


O 2008 OS7 é um asteroide muito pequeno cuja órbita se cruza com a da Terra, por isso foi classificado como potencialmente perigoso — disse Kim — Há milhões de asteroides no nosso sistema solar, dos quais aproximadamente 2.350 foram classificados dessa forma. A próxima abordagem significativa da Terra por um deles será o 99942 Apophis, em 14 de abril de 2029.


O asteroide 2008 OS7 completa uma órbita ao redor do Sol a cada 962 dias, aproximadamente 2,63 anos na Terra. De acordo com Kim, geralmente, os asteroides são muito pequenos para que possam ser detectados pelas técnicas e pesquisas atuais, por isso é muito difícil vê-los a olho nu. Os únicos visíveis até agora são Pallas e Vesta, com diâmetros de cerca de 500 km.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido