Menu

Cruzeiro do Sul terá reforço policial após aumento de roubos e assaltos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com o tema Salve Cruzeiro do Sul, empresários e autoridades se reuniram na Associação Comercial do Alto Juruá, na noite dessa terça-feira, 23, para tratar da grande quantidade de roubos e assaltos, registrados principalmente na região central da cidade nos últimos meses.


Estiveram presentes a vice governadora Mailza Assis, o prefeito Zequinha Lima, o vice-presidente da Associação Comercial, Assen Cameli, e secretários de Segurança Pública, coronel Américo Gaia, e de Fazenda, Amarisio Freitas.

Publicidade

O secretário de Segurança coronel Gaia, anunciou que uma grande operação policial será realizada em Cruzeiro do Sul. Afirma que o município receberá reforço policial de Rio Branco e contará ainda com o Grupo Especial de Fronteira- Gefron e a Força Nacional.


“De imediato o que nós vamos adotar é uma operação integrada entre as forças, utilizando tudo o que nós temos de aparato de segurança do Estado, ou seja, operações aéreas com terrestre, com o GFROM, a COE, o 6º Batalhão, a Polícia Civil, tudo o que nós temos dentro do sistema, a gente vai dedicar para algumas operações aqui em Cruzeiro do Sul. Vamos ter policiamento ostensivo e repressivo e contar com a Força Nacional”, cita ele, relatando que no Acre houve redução de 13% de mortes em 2023 em relação ao ano anterior, o que não ocorreu com os casos de roubos e furtos, que tiveram acréscimo.


Questionado quanto ao fato das ligações feitas por pessoas de Cruzeiro do Sul para o 190 ,serem atendidas em Rio Branco, o secretário afirmou que isso não atrasa o atendimento. Mas cita que apesar do custo, atendentes poderão voltar a atuar no município.


“Vamos avaliar mas temos dados que demonstram que a ligação atendida en Rio Branco não retardam o atendimento e sim o empenho das viaturas. Mas se for o caso voltaremos a ter atendentes do 190 aqui novamente”, pontuou.


“Podem contar com o Governo do Estado e nós vamos agir da forma mais rápida possível. Estamos comprometidos com a segurança pública nesta região. Todas essas secretarias e outras do governo do estado, a partir de agora, estarão atentas a isso, desenvolverão ações aqui e a gente espera ter um resultado positivo que venha de fato trazer a satisfação à população de Cruzeiro do Sul em relação à segurança e essas demais situações que foram discutidas”, afirmou a vice governadora Mailza Assis aos empresários.


O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, destacou que além do apoio financeiro dado as Casas Terapêuticas, a prefeitura já levou para 37 dependentes químicos para tratamento. “Nós Nós temos hoje cadastrados 74 moradores, pessoas que moram na rua hoje em Cruzeiro do Sul. Desses 74, nós já conseguimos levar nos últimos 365 dias, 37 pessoas para as casas terapêuticas, senão, esse problema estaria maior ainda. Só que poucos recuperam. 6 conseguiram se recuperar e voltar para o seio da sua família. Então, é um trabalho de formiguinha que precisa ser feito. Aqui a gente tem a garantia do Secretário de Segurança, da Vice-Governadora, de que vai haver uma investida maior do Governo do Estado no sentido de que a gente possa combater também essa criminalidade. De maneira que o resultado disso, a gente espera que em breve a gente possa estar colhendo os frutos”, enfatizou.


O vice-presidente da Associação Comercial do Alto Juruá, Assen Cameli,acredita que o encontro terá resultado efetivo. ” Espero que tenhamos várias ações pontuais. Espero que a gente consiga resolver muitas coisas a partir dessas ações que ele vai trazer para a nossa cidade”, concluiu.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido