Menu

Bombeiros de Cruzeiro do Sul treinam mergulho no Igarapé Preto

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Onze novos soldados do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul realizam nesta sexta-feira, 19, treinamento de mergulho no Balneário Igarapé Preto. É o último dia do treinamento dos novos soldados mergulhadores, que tiveram aulas na piscina do quartel, no Rio Juruá, e no Igarapé.


O objetivo é garantir que eles possam atuar em casos de necessidade mesmo antes do Curso de Mergulho Autônomo.

Publicidade

“Hoje especificamente o treinamento é de busca de um motor na parte mais funda do Igarapé Preto, que chega a 10 metros de profundidade. Essa situação é bem comum na nossa região”, conta o tenente José Carlos.


O Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul tem 4 mergulhadores, grupo que será reforçado pelos novos militares. O cabo Damasceno enfatiza que são repassadas técnicas do uso do material, como cilindros e as noções sobre a correnteza e profundidade dos rios, lagos e igarapés da região. “As técnicas repassadas são de mergulho em linha reta, em zigue-zague ou leque, entre outras”, relata.


A soldado Izabel, participante do curso, diz que agora está mais confiante para agir em caso de necessidade. “No Curso de Formação de Soldados tivemos disciplina de mergulho e agora com esse curso de alinhamento, eu fiquei mais segura. No rio não temos visibilidade, mas com calma e técnica é possível realizar a missão”, concluiu.


O número de afogamentos em Cruzeiro do Sul e demais municípios do Vale do Juruá, teve aumento em 2023 com relação ao ano anterior. Foram 7 em 2022 e 12 no ano passado, um aumento de 71%.


Os naufrágios das embarcações nos rios da região, causam também prejuízos financeiros, o que é sanado, em parte, pelo trabalho dos militares. Em 2022, segundo o Corpo de Bombeiros, mais de R$ 1 milhão em bens, foram retirados das águas, incluindo uma máquina retroescavadeira.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido