Menu

Pesquisar
Close this search box.

Monitor mostra que o Acre registrou níveis de seca moderada a severa em novembro de 2023

Período de estiagem prolongada afeta condições de vida de milhares de pessoas no estado. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

No mês de novembro de 2023, o Brasil enfrentou um cenário desafiador em relação à seca, com diferentes regiões do país sendo impactadas de maneiras distintas. O monitoramento detalhado pelo Monitor de Secas do Brasil revela não apenas a intensificação da seca em algumas áreas, mas também sinais encorajadores de melhoria em outras.


O Mapa do Monitor de Secas desempenha um papel essencial na compreensão e monitoramento da seca no Brasil, consolidando dados mensais atualizados, por meio de processo colaborativo entre especialistas e instituições federais e estaduais, integrando conhecimento técnico e científico.

Anúncios


Com indicadores de curto e longo prazo, o Monitor não apenas oferece uma visão abrangente da evolução da seca, mas também se destaca como uma ferramenta proativa, facilitando a tomada de decisões e políticas em diversas escalas, enquanto promove a gestão integrada e colaborativa das secas no país.


Na Região Norte, o mapa mostra que anomalias negativas de precipitação resultaram no avanço das secas.


Os destaques incluem seca fraca (S0) no sudeste do Amazonas e do Pará, seca moderada (S1) no centro de Rondônia e leste do Amazonas, seca grave (S2) no sudeste do Acre e sul do Amazonas, e seca extrema (S3) no norte do Acre e centro-sul e sudoeste do Amazonas.


No Tocantins, a área com seca moderada (S1) aumentou, enquanto no Pará houve sinais de melhoria, com recuo da seca moderada (S1) no norte e abrandamento no noroeste.


No Acre, devido às anomalias negativas de acidente, houve o avanço da seca grave (S2) no sudeste, enquanto o norte do estado registrou agravamento da seca, que passou de grave (S2) para extremos (S3). Os impactos são de curto prazo (C) no sul e de curto e longo prazo (CL) no restante do estado.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido