Menu

Pesquisar
Close this search box.

Petecão aposta na cafeicultura e garante R$ 1,7 milhão para investimentos na produção

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) anunciou, nesta quarta-feira (20), o empenho de recursos federais no valor de R$ 1,7 milhão. Afirmou que se destinam aos municípios de Assis Brasil, Xapuri e Rodrigues Alves para a aquisição de mudas de café e de insumos (adubos e calcário).


Informou também provirem os recursos de sua indicação junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Destacou que as áreas de cultivo do café no Acre vêm aumentando a cada ano, atraindo novos produtores, que começaram a apostar na cultura como principal atividade de suas lavouras.

Anúncios


“Essa conquista impulsiona a produção de café, gerando mais empregos e trazendo mais prosperidade aos produtores rurais, especialmente aos pequenos agricultores desses municípios, que nem sempre dispõem de recursos para a fertilização das terras e a aquisição de mudas, promovendo, assim, um desenvolvimento agrícola mais equilibrado e sustentável”, argumentou.


Para o senador, o governo estadual, em parceria com os municípios, deve fomentar a pesquisa e a assistência técnica. Para isso, deve investir dinheiro a fim de ampliar a cafeicultura de excelência no estado. Em sua opinião, o café produzido em solo acreano tem qualidade comprovada, pois já é comercializado no mercado interno e pode também ir para países vizinhos, como a Bolívia e o Peru.


“Recentemente, participei da Feira Internacional Expoalimentária 2023, que aconteceu em Lima, capital do Peru. Lá, tive a grata surpresa de encontrar expondo no stand do Brasil o Beto Moreto, proprietário do Café Contri, produzido em Rio Branco, entusiasmado com as novas perspectivas de mercado, ” declarou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido