Menu

Pesquisar
Close this search box.

Comissões aprovam PL de Eduardo Ribeiro que pode reduzir custo de presos para o Estado

Foto: Sérgio Vale
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Na manhã desta quinta-feira (14), as Comissões de Constituição e Justiça, Ornamento e Finanças, Serviço Público, Saúde e Educação da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) se reuniram em conjunto para deliberar sobre uma série de projetos de lei de autoria parlamentar. Mais de 35 matérias foram aprovadas, abrangendo diversas áreas de interesse.


Entre os projetos que receberam parecer favorável, destacam-se iniciativas que impactam diretamente a saúde, educação e serviços públicos no estado. Um deles, o projeto de lei de autoria do deputado Eduardo Ribeiro (PSD) que visa autorizar o poder executivo a firmar termos de parceria com entidades destinadas a auxiliar na administração de estabelecimentos penais.

Anúncios


Em sua justificativa, o parlamentar destacou a metodologia Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), que foi criada em Minas Gerais e apresentada como modelo. Nesse método, a sociedade se organiza para colaborar no cumprimento da execução de condenados do regime fechado. “Os resultados são notáveis: enquanto a taxa de reincidência no sistema tradicional chega a 80%, no método Apac ela cai para apenas 12%”, frisou Ribeiro.


Um dos pontos do projeto de lei é a redução significativa de custos. Hoje, o sistema penitenciário demanda cerca de R$ 3 mil por preso, porém, sob o método Apac, esse custo é reduzido para um salário mínimo, de acordo com o deputado. “Essa economia substancial não apenas alivia os recursos públicos, mas também abre caminho para uma abordagem mais eficaz na reabilitação de condenados”, complementou ele.


No período da tarde, a atenção se voltará para a Comissão de Orçamento e Finanças, que se reunirá para apreciar a Lei Orçamentária para o ano de 2024. Este momento crucial no calendário legislativo do Acre marca o início das discussões sobre o destino dos recursos públicos no próximo ano.


Com informações da Agencia Aleac


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido