Menu

Desligamento de usina termoelétrica deixa três cidades sem energia no Juruá

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, ficaram sem energia elétrica na tarde dessa terça-feira, 3. A causa foi o desligamento da usina termoelétrica de Cruzeiro do Sul, que gera a energia distribuída pela Energisa para as três cidades.


O que ocasionou o desligamento não foi divulgado pela empresa responsável pela usina em Cruzeiro do Sul, a antiga Guascor.

Publicidade

Cruzeiro do Sul e as demais cidades do Vale do Juruá usam energia gerada com óleo nas termoelétricas.


Linhão vai chegar

Atualmente, 11 cidades acreanas já fazem parte do Sistema Interligado Nacional, recebendo energia gerada a partir da hidrelétrica de Itaipu. Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima também serão parte do Sistema Interligado Nacional, por meio do linhão que está sendo feito de Rio Branco até Cruzeiro, passando por Feijó e Tarauacá.


O Governo Federal investe cerca de R$ 700 milhões na execução, que vai gerar uma economia em torno de R$ 250 milhões por ano com a redução do repasse da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) para a região. As termelétricas funcionam à base de óleo diesel.


Já as 4 cidades isoladas via terrestre: Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Santa Rosa e Jordão seguirão com termoelétricas à base de óleo diesel.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido