Menu

Eleição do Conselho Tutelar preza por transparência com apoio do TRE

video
play-rounded-fill
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

No próximo domingo, 1º, os eleitores de Rio Branco vão às urnas para escolher 15 conselheiros municipais que irão ocupar vagas distribuídas nos três concelhos tutelares da capital.


São 88 candidatos concorrendo a essas disputadas vagas na capital. Contudo, as eleições acontecem também em todos os municípios.

Publicidade

A eleição é organizada pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC). Em Rio Branco, quatorze escolas de Rio estarão disponíveis para o eleitor escolher os membros do Conselho Tutelar do município pelos próximos quatro anos.


Iana Sarkis, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Rio Branco, foi a entrevistada desta quarta-feira, 27, do Bar do Vaz, apresentado pelo jornalista Roberto Vaz. De acordo com ela, a eleição segue todas as regras do TRE, se baseando no Código Eleitoral Brasileiro.


De acordo com Iana, há uma preocupação muito grande com a transparência do processo, daí a necessidade da participação de múltiplos atores, como o próprio TRE, Ministério Público e todos os candidatos, principalmente durante a votação e na totalização dos votos.



“Nós temos um diferencial que o Ministério Público vem conosco para fiscalizar o processo desde o início”, diz Iana.
Ainda sobre transparência, ela disse que existe uma parceria com o Ministério do Tocantins para o uso de um software para a apuração dos votos.


“A gente está correndo para fazer testes, para trazer todos os candidatos para apurarem juntos, porque a transparência é fundamental. Então, sites da prefeitura estão abertos, provavelmente Instagram fazendo lives, enfim, estamos correndo com toda essa estrutura para que tenha o máximo de transparência”, ressaltou.


A votação começa às 8h e termina às 17h deste domingo, 1º. Podem votar todos os cidadãos maiores de 16 anos sem que estejam em dia com a Justiça Eleitoral. O Conselho Tutelar é um órgão municipal responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente e de interferir quando esses direitos são violados ou ameaçados de violação.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido