Menu

Pesquisar
Close this search box.

“Todo mês entregamos um espaço cultural revitalizado no Acre”, diz presidente da FEM

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

No segundo bloco do Bar do Vaz Especial Expoacre, o presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Minoru Kinpara, conversou com o ac24horas e Ecos da Notícia, para falar sobre os trabalhos realizados pelo governo do Acre neste primeiro semestre de 2023.


Feliz com a trajetória até o momento, o representante destaca que atua com os cuidados de aproximadamente 42 espaços culturais no Estado, dando ênfase para 10 somente em Rio Branco.

Anúncios


“Desde que nós assumimos, em janeiro de 2023, a gente tem praticamente todo mês entregue um espaço revitalizado. Um exemplo é a Biblioteca Pública, que iniciamos uma intervenção lá. Fizemos o trabalho de reforma e melhoramos o espaço”, explica.


Outros locais que foram melhorados pela entidade, segundo ele, foram o Barracão Thiago Matias, na baixada, o Memorial dos Autonomistas, o Teatro Hélio Melo e o Museu da Borracha, que já está quase pronto, além do interior, como o Teatro Nauas, em Cruzeiro do Sul e a Biblioteca de Tarauacá.


Outra importante área que será inaugurada, pelo menos a primeira parte nesta semana, é o Museu dos Povos Acreanos. De acordo com Kinpara, apesar das dificuldades para a conclusão das obras, que ocorrem desde 2016, até o final deste ano, tudo estará pronto.


“Recebemos a obra física em abril deste ano, mas o museu ele não é só a obra física, ele tem um conceito. Ele conta a história dos povos acreanos. Está faltando pouco, acredito que nós já temos 70% dele. Até o final do ano a gente entrega um espaço lindo”, disse.


Minoru ainda fala o que o público encontrará no local e afirma que será um dos lugares mais visitados no Estado, com diversos atrativos para todos os públicos.


“Lá é um complexo cultural, que iremos disponibilizar um dos espaços mais visitados no Acre. Lá vai ter um meandro, que é o percurso de um rio bem na frente do espaço. E ali vai ter apresentações teatrais, música, dança e muitas atividades. Será um palco cultural aberto. Já dentro, terá um átrio e um gigante auditório, fora as galerias”, esclareceu.


ASSISTA A PARTIR DA SEGUNDA ENTREVISTA:


video
play-sharp-fill


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido