Menu

Pesquisar
Close this search box.

Mais de 12 mil “gatos” roubaram energia capaz de abastecer 90 mil pessoas por 3 meses

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Energisa informou nesta quinta-feira (25) que identificou quase 12,5 mil ligações irregulares no Acre ao longo de 2022, entre residências e comércios das cidades da área de concessão da distribuidora no Estado. Segundo a empresa, a energia recuperada seria suficiente para abastecer o município de Cruzeiro do Sul, com cerca de 90 mil habitantes, por três meses.


Somente nos primeiros quatro meses de 2023 foram registradas mais de 2,5 mil ocorrências nesse sentido. Se comparado ao mesmo período do ano passado, os dados apontam uma redução de 38% nas ocorrências.

Anúncios


A Energisa realizou ao longo de 2022 a inspeção em 61.903 clientes. Além disso, foram realizadas quase 19,5 mil ações de regularização e blindagens.


De maneira regular, as ações de combate ao furto de energia como inspeções em imóveis residenciais e estabelecimentos comerciais, análises de histórico de consumo e denúncias são realizadas.


“Quando os furtos são combatidos e a energia é recuperada, esses valores poderão ser investidos em obras de manutenção e ampliação da rede elétrica. Por outro lado, a prática prejudica todos, especialmente aqueles que não furtam energia, já que os famosos ‘gatos de energia’ impactam na qualidade e segurança de quem paga corretamente pela energia”, alerta o gerente de medição e combate a perdas, Andre Klein.


Nessas ações este ano já foram recolhidos 3.430 kg de sucata de cabos. Ao longo de todo o ano passado foram 6.435 kg de sucata recolhida pelas equipes da Energisa.


Os furtos de energia, o popular “gato” e ligações improvisadas de energia, põem em risco a segurança da população, já que os desvios não atendem aos padrões de fornecimento, podendo ocasionar o rompimento de cabos, curtos-circuitos e até mesmo incêndios.


Caso suspeite desse tipo de prática, o cliente pode denunciar de forma anônima. A denúncia pode ser feita pelo Call Center 0800 647 7196 (ligação gratuita), na Gisa (www.gisa.energisa.com.br), agência virtual (https://www.energisa.com.br) e nas agências de atendimento.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido