Menu

Rio Branco pode sofrer onda de desbarrancamentos após vazante

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Após todo o transtorno causado pela enchente do Rio Acre e de igarapés pela cidade de Rio Branco, a capital acreana ainda pode ser acometida por um novo desastre, que é a onda de desbarrancamentos após a vazante do manancial. A informação é do coordenador da Defesa Civil Municipal, Cláudio Falcão, proferida durante o Bar do Vaz nessa quarta-feira (12).


Segundo Falcão, pelo menos dois bairros da cidade já estão sofrendo com o problema, que são os bairros Cidade Nova e Bairro Quinze. “Já teve desbarrancamento em Rio Branco e ainda deve ter mais. A partir do momento em que a água vai saindo, toda aquela pressão “falta” e esse barranco cai. Com certeza teremos mais”, informou.


O aumento no número de desbarrancamentos só comprova outro dado preocupante: Rio Branco possui atualmente 61 áreas de risco, figurando como o 20º município com mais áreas de risco no Brasil. “E isso agora aumentou com a água indo embora”, comentou o coronel.

Publicidade

Cerca de 75 mil pessoas foram atingidas de alguma forma com a enchente deste ano. A Defesa Civil começou a fazer o levantamento dos prejuízos e já chegou a mais de R$ 300 milhões a soma das perdas com o desastre.


Foram 14 mil pessoas desalojadas – que foram para casa de familiares – e 4 mil desabrigados, que ficaram em abrigos montados em escolas e no Parque de Exposições. Os prejuízos da enchente do Rio Acre e da inundação de igarapés pode superar a da maior cheia já registrada no Estado, quando o manancial alcançou 18,40 metros em 2015.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido