No Acre, 74% dos pequenos negócios usam o Whatsapp para realizar vendas. Já 23% preferem os marketplaces e 39% comercializam através de redes sociais. Apesar da evolução digital, 24% não usam nenhum desses meios.
Quem usa, diz que fecha até 20% das vendas. Além disso, para 34% a pandemia acelerou as os negócios on line.
Para receber pagamentos, as empresas acreanas disponibilizam diversos meios e 92% tem o Pix.
Esses números constam da última pesquisa Transformação Digital Nos Pequenos Negócios 2022, publicada no fim do ano passado pelo Sebrae.
Segundo o levantamento, 80% dos pequenos negócios acreanos não tem site e 59% não tem perfil empresarial nas redes sociais -mas 56% possuem catálogos de seus produtos. Dos que possuem perfis em redes, 90% os tem no Instagram. Apenas 4% tem perfil no Twitter.
Ainda de acordo com o estudo, 100% das empresas consultadas usam celular mas a maioria, 60%, o fazem a menos de três anos.
Apenas 7% usam tablet e 63% consideram baixa a importância desse equipamento. 96% usam e 98% consideram importante a internet.
36% não usam computador mas 54% afirmam usar software de gestão.
Quanto ao uso dos serviços bancários, a grande maioria diz que ela é alta. De outro lado, disseram ser baixo o uso dos serviços do governo.
É alta também a utilização do email na comunicação empresarial. Por fim, 54% dizem possuir espaço para reclamação ou sugestão, e 68% não anunciam se há vaga de trabalho na empresa.
Acesse aqui a pesquisa do Sebrae https://agenciasebrae.com.br/wp-content/uploads/2023/03/relatorio_TIC_2022_v6-COMPLETA.pdf